Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lemos Neto, José de Caldas. | - |
| dc.date.accessioned | 2012-08-08T19:22:32Z | - |
| dc.date.available | 2012-08-08T19:22:32Z | - |
| dc.date.issued | 2012-08-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11 | - |
| dc.description.abstract | This study analyzes the focus of the history of equations of the second degree in high school textbooks adopted by teachers of the city of Itaporanga in Paraíba. The data source we used deeds of literature in mathematics education who present proposals on the importance of history in constructing mathematical knowledge and mathematics textbooks in 9th grade. It was also considered as a source of research material relating to any content made available during the course “ Licenciatura em Matemática a Distancia” as well as official documents like the National Curriculum Mathematics 5th to 8th grades. We can say that the proposed work with the story of this content is present in more recent works like the book "Everything is mathematics" written by Dante (2008), "Mathematics" written by Edwaldo Bianchini (1996) and "New Math Measure One "author's Centurion (2003). In earlier works as "The Conquest of Mathematics" and Castrucco Giovanni (1995) and "mathematical practice" of Andrin (1998) the story does not appear, indicating that the proposal to contextualize historically is a proposal that has been addressed only recently. This approach was also important considering the current state of mathematics education that is econtextualized by making a dynamic work necessary and appropriate to the teaching of content in elementary school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2012-08-08T19:22:32Z No. of bitstreams: 1 JCLN08082012.pdf: 886133 bytes, checksum: 1bf7379cb76d9849402b3b874693675a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-08-08T19:22:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JCLN08082012.pdf: 886133 bytes, checksum: 1bf7379cb76d9849402b3b874693675a (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | Iraporanga, PB, 2011. | - |
| dc.subject | Estudo e ensino da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Equação 2º grau | pt_BR |
| dc.subject | História da matemática | - |
| dc.subject | Study and teaching of mathematics | - |
| dc.subject | Equation 2º degree | - |
| dc.subject | Mathematical history | - |
| dc.title | Uma análise da história das equações do 2° grau nos livros didáticos. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Cibelle de Fátima Castro Assis. | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o enfoque da história das Equações do 2° grau nos livros didáticos adotados pelos professores do município de Itaporanga na Paraíba. Como fonte de dados utilizou-se obras da literatura em Educação Matemática escolar que apresentam propostas sobre a importância matemática da história na construção do conhecimento e livros didáticos de matemática do 9º ano. Considerou-se também como fonte de pesquisa todo o material referente ao conteúdo disponibilizado durante o curso de Licenciatura em Matemática a Distância além de documentos oficiais a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática de 5ª a 8ª séries. Podemos afirmar que as propostas de trabalho com a história deste conteúdo está presente nas obras mais recentes a exemplo dos livros “Tudo é Matemática” da autoria de Dante (2008), “Matemática” da autoria de Edwaldo Bianchini (1996) e “Nova Matemática na Medida Certa” da autora Centurión (2003). Nas obras mais antigas como “A Conquista da Matemática” de Giovanni e Castrucci (1995) e “Praticando Matemática” de Andrini (1998) a história não aparece, evidenciando que a proposta de contextualizar historicamente é uma proposta que vem sendo contemplada apenas recentemente. Essa abordagem tem sua importância considerando a atual situação do ensino da Matemática que é descontextualizado fazendo-se necessário um trabalho dinâmico e adequado ao ensino desse conteúdo no Ensino Fundamental. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JCLN08082012.pdf | 865,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
