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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12007
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo , Kathlyn Kamoly Barbosa Cavalcanti-
dc.date.accessioned2018-10-11T20:26:02Z-
dc.date.available2018-09-11-
dc.date.available2018-10-11T20:26:02Z-
dc.date.issued2017-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12007-
dc.description.abstractTemporal adaptation of the species to the environment is of fundamental importance to ensure survival. However, the rhythm of modern society increasingly induces the individual to desynchronization, both internal and external, as a result of abrupt phase changes such as night shift,r shift work or social Jet Lag. The same is observed in adolescent individuals who, in order to comply with curricular and extracurricular demands, adopt the habit of sleeping late and waking up early that leads to sleep deprivation and irregular hours of sleep and awakening. Thus, it is important to study the effects of chronic phase shifts on physiology and behavior of young mammals. In this work we attempt to characterize the effects of LD cycle of 22h , a model of internal forced desynchronization, on recognition memory of objects and space and the expression of circadian rhythmicity of adolescent rats. For this purpose, 44 male Wistar rats were used, divided into 2 groups: T24, n = 12 (LD 12:12 h) and T22, n = 30 (LD 11:11 h). The T22 group was subdivided into two groups that performed the tests, respectively: in the middle of coincidence nights between the environment and the biological night of each rat (n=16) and in the middle of non-coincidence nights (n=14). The tasks New Object Recognition and Associative Spatial Task were used. The locomotor activity of these animals was recorded continuously and totalized at 5 min intervals. Later it was analyzed by visual inspection of actograms and calculation of circadian periodicities using the program El Temps. We observed that rats under T22 presented two rhythms of motor activity, one synchronized to the environment, exhibiting the same period of the LD cycle, and other in free-running, expressing a period longer than 24h. Regarding the analyzed memory tasks, the animals under T22 presented a loss in their performance.Based on that, we conclude that the LD cycle of 22h promotes dissociation in the circadian rhythm of motor activity in adolescent rats, impairing their performance in the mnemonic tasks evaluated.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-11T20:26:02Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2658644 bytes, checksum: c942dee13af1667d3e8b2adc165c8c0e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-11T20:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2658644 bytes, checksum: c942dee13af1667d3e8b2adc165c8c0e (MD5) Previous issue date: 2017-09-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRitmo biológicopt_BR
dc.subjectSistema de temporização circadianapt_BR
dc.subjectDessincronizaçãopt_BR
dc.subjectBiological rhythmpt_BR
dc.subjectCircadian timing systempt_BR
dc.subjectDesynchronizationpt_BR
dc.titleMemória e ritmicidade circadiana em ratos adolescentes submetidos a um protocolo de dessincronização forçada- modelo T22pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Flávio Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611261597113820pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Crhistiane Andressa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7861314803148848pt_BR
dc.description.resumoA adaptação temporal das espécies ao ambiente é de fundamental importância para garantir a sobrevivência. No entanto, o ritmo da sociedade moderna cada vez mais induz o indivíduo à dessincronização, tanto interna quanto externa, em decorrência de mudanças de fase bruscas como ocorre no trabalho noturno ou em turnos e no Jet Lag social. O mesmo também já é observado em indivíduos adolescentes, que para cumprir com as demandas curriculares e extracurriculares, adotam o hábito de dormir tarde e acordar cedo que leva à privação de sono e a horários irregulares de dormir e despertar. Dessa forma, faz-se importante estudar os efeitos desses deslocamentos de fase crônicos sobre a fisiologia e comportamento de mamíferos jovens. Neste trabalho procuramos caracterizar os efeitos do ciclo CE de 22h, que é um modelo de dessincronização forçada interna, sobre a memória de reconhecimento de objetos e espacial e a expressão da ritmicidade circadiana de ratos adolescentes. Com este objetivo, foram utilizados 44 ratos Wistar machos, divididos em 2 grupos: T24, n=12 (CE 12:12 h) e T22, n=30(CE 11:11 h). O grupo T22 foi subdividido em dois grupos que realizaram os testes, respectivamente: no meio da noite de coincidência entre o ambiente e a noite biológica de cada rato do T22 (n=16) e no meio da noite de não coincidência (n=14). Foram utilizadas as tarefas Reconhecimento de Objetos Novos e Tarefa Espacial Associativa. A atividade motora destes animais foi registrada continuamente e totalizada em intervalos de 5 min. Posteriormente foi analisada por inspeção visual dos actogramas e pelo cálculo da periodicidade circadiana utilizando o programa El Temps. Observamos que os ratos sob T22 apresentaram dois ritmos de atividade motora, um sincronizado ao ambiente, exibindo o mesmo período do ciclo CE de 22 e o outro que se expressou em livre-curso, exibindo um período maior que 24h. Em relação às tarefas de memória analisadas, os animais sob T22 apresentaram prejuízo em suas performances. Concluímos que o ciclo CE de 22 h promove dissociação no ritmo circadiano de atividade motora em ratos adolescentes, prejudicando seu desempenho nas tarefas mnemônicas avaliadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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