Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Gilberto Cristiano da-
dc.date.accessioned2018-10-12T00:19:15Z-
dc.date.available2018-05-24-
dc.date.available2018-10-12T00:19:15Z-
dc.date.issued2018-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12020-
dc.description.abstractThe persuasive elements of a package can influence the consumer's purchasing decision process. In this sense, we conducted an exploratory and qualitative research on ten packages of infant cereals from the companies São Braz, Kellogg's and Nestlé. We base the research based on the concepts of consumer behavior (HOYER; MACLNNIS, 2011; SOLOMON, 2016; PRIDE; FERREL, 2015) and stimuli of marketing through packaging (BASTA et al., 2011, KOTLER, KELLER, 2012, FRUGÉRIO, KAETSU, 2015 and GURGEL, 2014). Through the analysis of content we identify the categories product name; colors used, stamped images and information offered. We observed that strong colors with an emphasis on nutritional information are strategies to stimulate parents. Already the stamped images of characters licensed or created by the company itself, in addition to the offer of games, aim at capturing children's attention. The results of the research show that the persuasion elements contained in the packages represent stimuli for the children, however, most of these stimuli are directed to the buyers of the cereal and not to its users.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-10-12T00:19:15Z No. of bitstreams: 1 GCSJ11102018.pdf: 749331 bytes, checksum: 97f49ac7c94ab4c8e2e394611ae40eb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-12T00:19:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GCSJ11102018.pdf: 749331 bytes, checksum: 97f49ac7c94ab4c8e2e394611ae40eb5 (MD5) Previous issue date: 2018-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEstímulo de marketingpt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.titleElementos de persuasão das embalagens: uma análise de cereais matinais para criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares Neto, João Batista-
dc.description.resumoOs elementos de persuasão de uma embalagem podem influenciar o processo de decisão de compra do consumidor. Neste sentido, realizamos uma pesquisa exploratória e qualitativa em dez embalagens de cereais infantis das empresas São Braz, Kellogg’s e Nestlé. Fundamentamos a pesquisa a partir dos conceitos de comportamento do consumidor (HOYER; MACLNNIS, 2011; SOLOMON, 2016; PRIDE; FERREL, 2015) e dos estímulos de marketing por meio de embalagens (BASTA et. al., 2011; KOTLER; KELLER, 2012; FRUGÉRIO; KAETSU, 2015; GURGEL, 2014). Através da análise de conteúdo identificamos as categorias nome do produto; cores utilizadas, imagens estampadas e informações oferecidas. Observamos que as cores fortes com ênfase nas informações nutricionais são estratégias de estímulo aos pais. Já as imagens estampadas de personagens licenciados ou criados pela própria empresa, além da oferta de jogos, objetivam a captação da atenção das crianças. Os resultados da pesquisa revelam que os elementos de persuasão contidos nas embalagens representam estímulos às crianças, todavia, a maior parte desses estímulos são direcionados aos compradores do cereal e não aos seus usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCSJ11102018.pdf731,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.