Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12057
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Tatiana Fernandes dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-17T12:27:47Z | - |
dc.date.available | 2018-10-17 | - |
dc.date.available | 2018-10-17T12:27:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12057 | - |
dc.description.abstract | Reading strategies are mechanisms by which the reader can use the essential information in the text, that is, the reader can understand what to read. The study had as general objective to identify the existence of the relation of the reading strategies and its relation with the textual comprehension, in this way it was counted on 123 students of High School of a public school. The instruments used in the research were the Metacognitive Strategies of Reading Scale (EMeL - EM) (Joly, 2005) and a text according to the Cloze technique respectively, the data were analyzed quantitatively by the Statistical Package for the Social Sciences SPSS) version 21. The results indicate that there was no significant correlation between the variables, but a better performance was observed among the girls, and only one reached the level of independent understanding. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-17T12:27:47Z No. of bitstreams: 1 TFS17102018.pdf: 1101467 bytes, checksum: 56ef1f159bac48248cd415779cb8e081 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-17T12:27:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFS17102018.pdf: 1101467 bytes, checksum: 56ef1f159bac48248cd415779cb8e081 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Compreensão textual | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura e compreensão textual: análise de desempenho e correlação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Minervino, Carla Alexandra Moita | - |
dc.description.resumo | As estratégias de leitura são mecanismos pelos quais o leitor pode utilizar para como forma de perceber no texto as informações essenciais, ou seja, que o leitor possa compreender o que se ler. O estudo teve como objetivo geral identificar a existência da relação das estratégias de leitura e sua relação com a compreensão textual, desse modo contou-se com 123 estudantes de Ensino Médio de uma escola pública. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura – formato Ensino Médio (EMeL - EM) (Joly, 2005) e um texto conforme a técnica Cloze respectivamente, os dados foram analisados quantitativamente pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21. Os resultados nos indicam que não houve correlação significativa entre as variáveis, porém percebeu-se melhor desempenho entre as meninas, e apenas um alcançou o nível de compreensão independente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFS17102018.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.