Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tatiana Fernandes dos-
dc.date.accessioned2018-10-17T12:27:47Z-
dc.date.available2018-10-17-
dc.date.available2018-10-17T12:27:47Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12057-
dc.description.abstractReading strategies are mechanisms by which the reader can use the essential information in the text, that is, the reader can understand what to read. The study had as general objective to identify the existence of the relation of the reading strategies and its relation with the textual comprehension, in this way it was counted on 123 students of High School of a public school. The instruments used in the research were the Metacognitive Strategies of Reading Scale (EMeL - EM) (Joly, 2005) and a text according to the Cloze technique respectively, the data were analyzed quantitatively by the Statistical Package for the Social Sciences SPSS) version 21. The results indicate that there was no significant correlation between the variables, but a better performance was observed among the girls, and only one reached the level of independent understanding.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-17T12:27:47Z No. of bitstreams: 1 TFS17102018.pdf: 1101467 bytes, checksum: 56ef1f159bac48248cd415779cb8e081 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-17T12:27:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFS17102018.pdf: 1101467 bytes, checksum: 56ef1f159bac48248cd415779cb8e081 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.titleEstratégias de leitura e compreensão textual: análise de desempenho e correlaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra Moita-
dc.description.resumoAs estratégias de leitura são mecanismos pelos quais o leitor pode utilizar para como forma de perceber no texto as informações essenciais, ou seja, que o leitor possa compreender o que se ler. O estudo teve como objetivo geral identificar a existência da relação das estratégias de leitura e sua relação com a compreensão textual, desse modo contou-se com 123 estudantes de Ensino Médio de uma escola pública. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura – formato Ensino Médio (EMeL - EM) (Joly, 2005) e um texto conforme a técnica Cloze respectivamente, os dados foram analisados quantitativamente pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21. Os resultados nos indicam que não houve correlação significativa entre as variáveis, porém percebeu-se melhor desempenho entre as meninas, e apenas um alcançou o nível de compreensão independente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFS17102018.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.