Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Priscilla Andrade Souza-
dc.date.accessioned2018-10-17T16:08:04Z-
dc.date.available2018-10-17-
dc.date.available2018-10-17T16:08:04Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12064-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the functioning of joint attention in the interactions of a deaf baby and his hearing mother that not uses the Brazilian Sign Language (LSB). This is a case study of qualitative and longitudinal nature. We chose as the basis of studies Tomasello (1997, 1999, 2003, 2007) and Kendon (1985) to the field of joint attention and of multimodality on interaction. In this same perspective, we understand the cultural impact on human development as a parameter of human interactions (VYGOTSKY, 1978), and we adopt the studies on language acquisition and interaction by children performed by Cavalcante (1994, 1999, 2012). For methodological purposes we did periodic filming of moments of interaction between a listening mother and her deaf baby aged 17 to 22 months for 6 (six) months in family home settings. From the filming were selected the scenes where the joint attention between the dyad occurred in order to make the transcriptions of the data and its analysis. The ELAN program was used as a tool for transcripts. For the analysis of the data, we choose the categories: face to face, joint attention and multimodal resources constituted between mother listener and deaf baby in interactive situations hoping to detect the contributions of these elements in the interaction between people who do not speak the same language. As results we have that the deaf baby engages in contexts of joint attention, produces and responds to multimodal resources, as well as hearing children and these elements aid in the interaction between the hearing mother and the deaf babypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-10-17T16:08:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 9221131 bytes, checksum: da3cb9bd53711f8de984aa21d8ef0b71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-17T16:08:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 9221131 bytes, checksum: da3cb9bd53711f8de984aa21d8ef0b71 (MD5) Previous issue date: 2017-03-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAquisição de Linguagempt_BR
dc.subjectAtenção Conjuntapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectDíade mãe ouvintept_BR
dc.subjectBebê surdapt_BR
dc.subjectAcquisition of Languagept_BR
dc.subjectJoint Attentionpt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectDyad mother listenerpt_BR
dc.subjectDeaf babypt_BR
dc.titleEstudo de caso: cenas de atenção conjunta entre mãe ouvinte e bebê surdapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Giorvan Ânderson dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537631933352720pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473703684251624pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento da atenção conjunta nas interações de uma bebê surda e sua mãe ouvinte e não usuária da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e de caráter longitudinal. Escolhemos como base de estudos as contribuições de Tomasello (1997, 1999, 2003, 2007) e de Kendon (1985) para o campo da atenção conjunta e a influência da multimodalidade na interação. Nessa mesma perspectiva, compreendemos o impacto cultural no desenvolvimento humano tendo como parâmetro as interações humanas (VYGOTSKY, 1978) e pautamo-nos ainda nos estudos sobre aquisição de linguagem e interação por crianças realizados por Cavalcante (1994, 1999, 2012). Para fins de metodologia fizemos filmagens periódicas de momentos de interação entre uma mãe ouvinte e sua bebê surda com idade entre 17 a 22 meses, durante 6 (seis) meses em ambientes da casa da família. Das filmagens foram selecionadas as cenas onde ocorriam a atenção conjunta entre a díade a fim de serem feitas as transcrições dos dados e sua análise. O programa ELAN foi utilizado como ferramenta para a realização das transcrições. E, para a análise dos dados elegemos as categorias: face a face, atenção conjunta e recursos multimodais constituídos entre mãe ouvinte e bebê surda em situações interativas esperando detectar as contribuições destes elementos na interação entre pessoas que não comungam da mesma língua. Como resultados temos que a bebê surda se envolve em contextos de atenção conjunta, produz e responde aos recursos multimodais, assim como crianças ouvintes e esses elementos auxiliam na interação entre a mãe ouvinte e a bebê surda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total9,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons