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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mariana Targino Meneses da-
dc.date.accessioned2018-10-18T12:54:56Z-
dc.date.available2018-06-25-
dc.date.available2018-10-18T12:54:56Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12076-
dc.description.abstractThe textual comprehension is fundamental to the learning process, as it contributes significantly to an autonomous and critical reading. In this way, this research sought to analyze the relationship between cognitive flexibility and textual comprehension, specifically to evaluate the overall performance of the participants in the Cloze and Trails tests, to compare the performance obtained in each test between the 4th and 5th years of elementary school and to identify the differences in performance between the female and male sex in each test. For this, the Trail Test, part A and B, and the Cloze Technique were used, with 100 students enrolled in the 4th and 5th year of elementary school at a public school in the city of João Pessoa - PB. The results revealed a below-expected level of reading as well as low visual search. On the other hand, cognitive flexibility is demonstrated in the average for the two school years. No significant relationship was found between flexibility and comprehension, but the results show a significant relationship between visual search and textual comprehension. Such findings contribute to the literature in order to offer suggestions for further research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-18T12:54:56Z No. of bitstreams: 1 MTMS25062018.pdf: 602000 bytes, checksum: 59eb4bb9be8a04d4882b481cccbdb466 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-18T12:54:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MTMS25062018.pdf: 602000 bytes, checksum: 59eb4bb9be8a04d4882b481cccbdb466 (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleFlexibilidade cognitiva e compreensão textual: estudo correlacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoA compreensão textual é fundamental para o processo de aprendizagem, pois contribui significativamente para uma leitura autônoma e crítica. Desse modo, esta pesquisa buscou analisar a relação entre flexibilidade cognitiva e compreensão textual, especificamente avaliar o desempenho geral dos participantes nos teste de Cloze e Trilhas, comparar o desempenho obtido em cada teste entre o 4° e 5° ano do ensino fundamental e identificar as diferenças de desempenho entre os sexos feminino e masculino em cada teste. Para isso foram utilizados o Teste de Trilhas parte A e B e a Técnica de Cloze, com 100 estudantes matriculados no 4 ° e 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa - PB. Os resultados gerais revelaram um nível de leitura abaixo do esperado, bem como média baixa para busca visual de acordo com a idade. Quanto à flexibilidade cognitiva, esta se demonstra na média para os dois anos escolares. Não foi encontrada relação significativa entre flexibilidade e compreensão, porém os resultados apontam relação significativa entre busca visual e compreensão textual. Tais achados contribuem para a literatura de modo a oferecer sugestões para novas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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