Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Maria Helena da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-18T14:08:39Z-
dc.date.available2018-10-18-
dc.date.available2018-10-18T14:08:39Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12082-
dc.description.abstractWriting is a form of communication. This action is favorable to develop from the moment the reading occurs and as the process of writing and literacy takes place. Prioritizing the teaching of reading and writing contributes to the learning of the human being. With this understanding, the general objective of the present study is to analyze the development in the intervention of the difficulty presented in reading and writing. Specifically, elaborate interventional plans in the face of the child's reading and writing difficulty; intervene in the concentration and memorization of the attendant. The present study had the participation of a child from the city of João Pessoa, Paraíba, who presented difficulties in reading and writing. The Interview Contractual and the School Performance Test (TDE) instruments were used, as well as activities such as word dictation, stimulation of reading and writing, memory play, word hunting, identification of sound with the letter and elaboration of a letter . The child began to progress in the activities exposed, from the fourth attendance and to date of this session all the others were satisfactory and with good progress.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-18T14:08:39Z No. of bitstreams: 1 MHSB18102018.pdf: 732554 bytes, checksum: 74d712b179d9a795fc1fa2017226e64d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-18T14:08:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MHSB18102018.pdf: 732554 bytes, checksum: 74d712b179d9a795fc1fa2017226e64d (MD5) Previous issue date: 2018-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIntervenção psicointerventivapt_BR
dc.subjectDificuldade de leiturapt_BR
dc.subjectDificuladade de escritapt_BR
dc.subjectPsicopedagogia clínicapt_BR
dc.titleA psicopedagogia interventiva em um estudo de caso sobre dificuldade em leitura e escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Maria Tereza Oliveira-
dc.description.resumoA escrita é uma forma de comunicação. Esta ação está favorável a desenvolver a partir do momento em que ocorre a leitura e na medida em que o processo de escrita e alfabetização acontece. Priorizar o ensino de leitura e escrita contribui para a aprendizagem do ser humano. Com este entendimento, o objetivo geral do presente estudo é analisar o desenvolvimento na intervenção da dificuldade apresentada em leitura e escrita. Especificamente, elaborar planejamentos interventivos diante da dificuldade de leitura e escrita da criança; intervir na concentração e memorização do atendente. O presente estudo contou com a participação de uma criança da cidade de João Pessoa, Paraíba, que apresentava dificuldade em leitura e escrita. Foram utilizados os instrumentos Entrevista Contratual e o Teste de Desempenho Escolar (TDE), bem como atividades como o ditado de palavras, a estimulação de leitura e escrita, jogo da memória, caça palavras, identificação do som com a letra e elaboração de uma carta. A criança começou a progredir nas atividades expostas, a partir do quarto atendimento e a datar desta sessão todas as demais foram satisfatórias e com bom progresso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MHSB18102018.pdf715,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.