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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Simplício, Maria Carolina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T14:26:12Z | - |
dc.date.available | 2018-06-18 | - |
dc.date.available | 2018-10-18T14:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12083 | - |
dc.description.abstract | The Arithmetic is present in the people’s daily lives, occupying an ever larger space in the actions experienced by society. The Arithmetic consists of a branch of mathematics that treats with some operations on numerals, such as addition, subtraction, multiplication, and division (RAAD, 2005). Some researches show the importance of executive functions (EF's) for arithmetic learning. The present study had as general objective to identify the existence of the relationship between the performance in EF's and the performance in arithmetic. More specifically, we want to measure the performance in executive functions and also in arithmetic, to compare the performance of EF's by grade, age and genre, as well as to verify which is the component of the executive functions that is more related to performance in arithmetic. A total of 108 children participated in this study, 52 females (48.1%) and 56 males (51.9%) in the grade 4 or grade 5, ranging from 8 to 12 years old (M = 9.62; SD = 0.904). The instruments used to evaluate Arithmetic and EF's were: the arithmetic test, the A and B trails test, Attention by Cancellation (AbC) and Digit Span. The data were analyzed by quantitatively, used the SPSS’ help, where the following analyzes were performed: Mann- Whitney U, Kruskal-Wallis, ANOVA and Pearson's correlation. It was find positive and significant correlations between EF performance and arithmetic, as well as significant differences between grade’s groups and ages. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-18T14:26:12Z No. of bitstreams: 1 MCSS18062018.pdf: 1296420 bytes, checksum: 4353dc152aef9f4b085d198d505314e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-18T14:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCSS18062018.pdf: 1296420 bytes, checksum: 4353dc152aef9f4b085d198d505314e4 (MD5) Previous issue date: 2018-06-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem aritimética | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Do número às contas: relação entre funções executivas e aritmética | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Minervino, Carla Alexandra Moita | - |
dc.description.resumo | A aritmética está presente no cotidiano das pessoas, ocupando um espaço cada vez maior nas ações vivenciadas pela sociedade. A aritmética, consiste em um ramo da matemática que trata de determinadas operações sobre numerais, como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão (RAAD, 2005). Alguns estudos mostram a importância das Funções executivas (FE’s) para a aprendizagem aritmética. O presente estudo teve como objetivo geral identificar a existência da relação entre o desempenho em FE’s e o desempenho em aritmética. E especificamente, avaliar o desempenho em funções executivas e em aritmética, comparar o desempenho em funções executivas e em aritmética por ano escolar, idade e sexo, como também, verificar qual o componente executivo que mais se relaciona com o desempenho em aritmética. Participaram deste estudo 108 crianças, 52 do sexo feminino (48.1%) e 56 do masculino (51,9%) que cursavam o 4° ou o 5° ano, de idades variam entre 8 e 12 anos (M = 9,62; DP= 0,904). Os instrumentos utilizados para avaliar Aritmética e FE’s, foram: a prova de aritmética, o teste de trilhas parte A e B, Atenção por Cancelamento (TAC) e Dígit Span. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizou-se o auxílio do SPSS, onde foram realizadas as seguintes análises: U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, ANOVA e correlação de Pearson. Identificou-se correlações positivas e significativas entre o desempenho em FE e aritmética, como também constate-se que há algumas diferenças significativas entre grupos de ano escolar e idades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MCSS18062018.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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