Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Keilla Anny Silva-
dc.date.accessioned2018-10-19T12:36:19Z-
dc.date.available2018-06-18-
dc.date.available2018-10-19T12:36:19Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12093-
dc.description.abstractThe acquisition of language is a complex process that involves both biological and social factors. This research discusses the various forms that language presents, focusing on rhythmic gestures leading to it. McNeill (1995) brings some typologies of the gestures and oral productions of the child, and Barros (2012) develops a hypothesis of continuous vocal that will be approached later in this study. The aim of this study is to know the relationship between rhythmic gestures performed on 12 and 24 months old baby and the speech production. The research counts on the participation of a dyad (mother-baby), in which the baby had between 12 and 24 months old, that is a period of time to understand both the emergency phase of gesticulation and verbal production. Data collection was done through video recordings, and the corpus used in this work is part of the Laboratory of Acquisition of Speech and Writing (LAFE) of the UFPB. In the analysis of these data, the software Eudico Linguistic Annotator (ELAN), a professional tool that enables the creation of annotations, visualization and search of the same through video and audio data simultaneously. We realize that rhythmic gestures are concomitant to vocal production and it occurs mainly in more playful contexts with objects, chants and storytelling. For this reason, gesture production is important in the acquisition of the child language and it starts from a primordial interaction between mother and baby.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-19T12:36:19Z No. of bitstreams: 1 KASL18062018.pdf: 1679344 bytes, checksum: a8b14c05219b64d404181ebde6cdb311 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-19T12:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KASL18062018.pdf: 1679344 bytes, checksum: a8b14c05219b64d404181ebde6cdb311 (MD5) Previous issue date: 2018-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectGestos ritmadospt_BR
dc.subjectContínuo vocal.pt_BR
dc.titleA aquisição da linguagem: os gestos ritmados e o contínuo vocalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.description.resumoA aquisição da linguagem é um processo complexo que envolve tanto fatores biológicos quanto sociais. Esta pesquisa busca discutir as diversas formas que a linguagem se apresenta, enfocando os gestos ritmados como uma forma norteadora de aquisição da mesma. McNeill (1995) traz algumas tipologias dos gestos e a respeito das produções orais da criança, Barros (2012) desenvolve uma proposta de contínuo vocal que serão abordados posteriormente neste trabalho. O trabalho tem como objetivo geral conhecer a relação dos gestos ritmados realizados nos 12 e 24 meses de vida da criança com a produção da fala. A pesquisa conta com a participação de uma díade (mãe-bebê) em que o bebê estava numa faixa etária de 12 e 24 meses, a escolha se justifica por compreender tanto a fase emergencial da gesticulação quanto da produção verbal. As coletas de dados foram feitas por meio de videogravações, e o corpus usado neste trabalho é parte integrante do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE) da UFPB. Na análise desses dados, o software Eudico Linguistic Annotator (ELAN), uma ferramenta profissional que possibilita a criação de anotações, visualização e busca das mesmas através de dados de vídeo e áudio simultaneamente. Percebemos que os gestos ritmados estão concomitantes a produção vocal, isso ocorre principalmente em contextos mais lúdicos, com objetos, cantorias e contações de histórias. Nesse sentido, pode- se dizer que a produção dos gestos coatua na aquisição da linguagem do infante, partindo de uma interação que é primordial, que é o da dupla mãe-bebê.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KASL18062018.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.