Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Karinne Ferreira-
dc.date.accessioned2018-10-19T12:45:12Z-
dc.date.available2018-06-20-
dc.date.available2018-10-19T12:45:12Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12094-
dc.description.abstractPsychopedagogy as a field of knowledge which has as object of study the human learning,is also concerned with the understanding of cognitive abilities as a means of understanding the learning process and the uniqueness of each individual, the Multiple Intelligences Theory of Gardner, constitutes an important theoretical framework guiding its action. Starting from the educational implications of this theory, the present article had as general objective to demonstrate its contribution to the learning process of students of the 4th year of elementary school, through a psychopedagogical intervention centered on the counseling of the teacher during the realization of a learning workshop. Based on the educational implications of this theory, this article aims to demonstrate the contribution that IM theory can offer to the learning process of the students of a public school institution, stimulating the skills through the evaluation and psychopedagogical intervention carried out with students of the 4th year of primary education. The learning workshops provided the understanding that it is necessary to adapt the teaching methodology to the students' abilities and interests, especially those that do not fit the traditional curriculum centered in the language. From the collected data it was possible to translate the Theory of Multiple Intelligences as a catalyst for learning. In addition to providing, through psychopedagogical intervention, ways that allowed the teacher to reorient their practice facilitating the construction of bridges between the capacities and inclinations of each individual and the more comprehensive content of the school curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-19T12:45:12Z No. of bitstreams: 1 KFB20062018.pdf: 726882 bytes, checksum: 6a102c4d63011754c26ff3875fdad42f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-19T12:45:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KFB20062018.pdf: 726882 bytes, checksum: 6a102c4d63011754c26ff3875fdad42f (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIntervenção psicopedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleIntervenção psicopedagógica à luz da teoria das inteligências múltiplaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria de-
dc.description.resumoA psicopedagogia enquanto campo de conhecimento que tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, ocupa-se também do entendimento das capacidades cognitivas como meio de compreender o processo de aprendizagem e a singularidade de cada indivíduo, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, constitui um importante arcabouço teórico norteador da sua ação. Partindo das implicações educacionais dessa teoria, o presente artigo teve como objetivo geral demonstrar a contribuição que a teoria das IM pode oferecer ao processo de aprendizagem dos alunos de uma instituição escolar pública, estimulando as habilidades através da avaliação e intervenção psicopedagógica realizada com alunos do 4o ano do ensino fundamental. A coleta de dados se deu a partir de uma pesquisa de campo, caracterizada por um estudo interventivo, de natureza transversal, na qual foi empregada uma análise qualitativa. Foi constatada a tendência de as professoras pautarem sua práxis nas dificuldades dos estudantes, não prestigiando satisfatoriamente, as habilidades dos mesmos. As oficinas de aprendizagem proporcionaram o entendimento de que é necessário adequar a metodologia de ensino às habilidades e interesses dos estudantes, principalmente, os que não se adequam ao currículo tradicional centrado na linguagem. A partir dos dados coletados foi possível observar que a Teoria das Inteligências Múltiplas é um instrumento catalisador da aprendizagem. Além de propiciar, através da intervenção psicopedagógica, maneiras que possibilitaram ao professor, reorientar sua prática facilitando a construção de pontes entre as capacidades e inclinações de cada indivíduo e o conteúdo mais abrangente do currículo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KFB20062018.pdf709,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.