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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12096
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dryelle Zaniara Viana da-
dc.date.accessioned2018-10-19T13:19:44Z-
dc.date.available2018-06-19-
dc.date.available2018-10-19T13:19:44Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12096-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the existence of a method of reading control and decoding, which is a relevant process for school performance. The study included 100 children of both sexes, students of the 4th and 5th year of Elementary School I of a public school in the city of João Pessoa. The tests were applied in the Attention Test by TAC and the Test of Competence in Reading of Words and Pseudowords - TCLPP to evaluate the performance in the tasks of control and decoding of the reading, respectively. In general, the results show that women are not exposed to content between the two assessment units, but they showed an overlap between the girls and the boys in relation to their abilities. It is suggested that new research on this subject is more intense with the participants of the last year, and that the decoding process is not automated at the beginning of schooling and thus is to ascertain this period as the skills studied relate.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-19T13:19:44Z No. of bitstreams: 1 DZVS19062018.pdf: 931251 bytes, checksum: 8360d4c578d26f8f49f46416aadfc49c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-19T13:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DZVS19062018.pdf: 931251 bytes, checksum: 8360d4c578d26f8f49f46416aadfc49c (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.title“Do grafema ao fonema”: análise correlacional do controle inibitório e decodificaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo analisar a existência de correlação entre controle inibitório e decodificação da leitura, os quais são processos relevantes para o desempenho escolar. Participaram do estudo 100 crianças de ambos os sexos, estudantes do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de João Pessoa. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Atenção por Cancelamento – TAC e o Teste de Competência em Leitura de Palavras e Pseudopalavras – TCLPP para avaliar o desempenho nas tarefas de controle inibitório e decodificação da leitura, respectivamente. De modo geral, os resultados obtidos demonstraram que não houve correlação significativa entre as duas habilidades avaliadas, mas evidenciaram uma sobreposição das meninas em relação aos meninos e do 4o ano em relação ao 5o ano em algumas tarefas de leitura. Sugere-se que novas pesquisas sobre essa temática sejam realizadas com participantes de menor faixa etária, tendo em vista que o processo de decodificação não é automatizado no início da escolarização e desse modo, averiguar se nesse período as habilidades estudadas se relacionam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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