Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Débora Luana Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-10-19T13:28:46Z-
dc.date.available2018-06-19-
dc.date.available2018-10-19T13:28:46Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12097-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the predominant motivational profiles in adolescents regarding school learning and to compare them in terms of age, sex, year and school retention. Eleven students, boys and girls, enrolled in the 6th to 9th grade of a municipal public school in João Pessoa (PB), with a mean age of 13.5 years (SD = 1.14) participated in the study search. To reach the proposed objectives, a sociodemographic questionnaire and an adapted version of the Academic Motivation Scale (EMA) were used as instruments. The results indicated the predominance of the extrinsic motivational profile by regulation identified in school adolescents, as well as the existence of statistically significant differences of some of these profiles in the variables age, sex, year and school retention. These results suggest that students recognize and accept the value attributed to the behavior of going to school to obtain learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-10-19T13:28:46Z No. of bitstreams: 1 DLRS19062018.pdf: 1099681 bytes, checksum: a2a6d5d0e2ea494cc81fdc6f27be92f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-19T13:28:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DLRS19062018.pdf: 1099681 bytes, checksum: a2a6d5d0e2ea494cc81fdc6f27be92f1 (MD5) Previous issue date: 2018-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem escolar - adolescentept_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação - ensinopt_BR
dc.title"A escola e eu": análise da motivação do adolescentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoEste estudo visa analisar os perfis motivacionais predominantes em adolescentes frente a aprendizagem escolar e compará-los em função da idade, sexo, ano e retenção escolar. Participaram do estudo 111 estudantes, de ambos os sexos, matriculados do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de João Pessoa - PB, com média de idade de 13,5 (Dp=1, 14). Para atingir os objetivos propostos foram utilizados como instrumentos um questionário sociodemográfico e uma versão adaptada da Escala de Motivação Acadêmica – EMA. Os resultados indicaram a predominância do perfil motivacional extrínseco por regulação identificada em estudantes adolescentes, bem como a existência de diferenças estatisticamente significativas de alguns desses perfis nas variáveis idade, sexo, ano e retenção escolar. Tais resultados sugerem que os estudantes reconhecem e aceitam o valor atribuído ao comportamento de ir à escola a fim de obter aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLRS19062018.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.