Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Mariana Ferreira-
dc.date.accessioned2016-09-19T20:02:03Z-
dc.date.available2016-09-19T20:02:03Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1218-
dc.descriptionA Educação Infantil é a fase em que a criança começa a construção de pensamentos a sua expressão através do desenho que é visto de inúmeras formas dentro de determinados contextos socioculturais, educacionais ou familiares, sendo usando para alcançar objetivos e vencer dificuldades. Nessa fase a criança desenha sem a preocupação com imagens, ela ainda não possui a consciência de que as mesmas linhas que usa de forma aleatória podem representar objetos. No entanto objetivamos analisar, verificar, observar, e avaliar os desenhos infantis através dos estímulos educacionais, frente às dificuldades cognitivas, obtivemos um conjunto de conceitos na realização da pesquisa com isso adquiri uma vasta amplitude de compreensão durante a observação; por fim, avaliamos o desempenho artístico e seus reflexos nos desenhos de três crianças que frequentam uma unidade de educação infantil. Chegamos a identificar que são muitos os fatores que interferem no sucesso das crianças em sua trajetória de aprendizado, dentre eles podemos destacar, a falta de respeito às características da faixa etária, sociais e psicológicas das crianças, bem como, os conhecimentos prévios sobre o sistema de representação, tanto do desenho como da escrita, bem como o significado destas representações que elas trazem por viverem, em uma sociedade cuja cultura dominante é a letrada.pt_BR
dc.description.abstractNo abstract-
dc.description.provenanceSubmitted by Sueleém Brito (su.eleem.brito@gmail.com) on 2016-09-19T20:02:03Z No. of bitstreams: 1 MFS19092016: 341789 bytes, checksum: a2589ac0eb080fd6aa938d8017f1c1d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-19T20:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFS19092016: 341789 bytes, checksum: a2589ac0eb080fd6aa938d8017f1c1d6 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDesenho infantil: pintando o sete e desenhando o oito para vencer as dificuldades.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria de-
dc.description.resumoA Educação Infantil é a fase em que a criança começa a construção de pensamentos a sua expressão através do desenho que é visto de inúmeras formas dentro de determinados contextos socioculturais, educacionais ou familiares, sendo usando para alcançar objetivos e vencer dificuldades. Nessa fase a criança desenha sem a preocupação com imagens, ela ainda não possui a consciência de que as mesmas linhas que usa de forma aleatória podem representar objetos. No entanto objetivamos analisar, verificar, observar, e avaliar os desenhos infantis através dos estímulos educacionais, frente às dificuldades cognitivas, obtivemos um conjunto de conceitos na realização da pesquisa com isso adquiri uma vasta amplitude de compreensão durante a observação; por fim, avaliamos o desempenho artístico e seus reflexos nos desenhos de três crianças que frequentam uma unidade de educação infantil. Chegamos a identificar que são muitos os fatores que interferem no sucesso das crianças em sua trajetória de aprendizado, dentre eles podemos destacar, a falta de respeito às características da faixa etária, sociais e psicológicas das crianças, bem como, os conhecimentos prévios sobre o sistema de representação, tanto do desenho como da escrita, bem como o significado destas representações que elas trazem por viverem, em uma sociedade cuja cultura dominante é a letrada.-
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFS19092016333,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.