Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Uêgylla Keitilly Mauricio da-
dc.date.accessioned2018-11-05T18:23:44Z-
dc.date.available2018-11-05-
dc.date.available2018-11-05T18:23:44Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12205-
dc.description.abstractThe present study had the objective of analyzing the role of spirituality in the value change of adolescents in socioeducative measure of hospitalization. For that, an intervention was made taking into account the search for the meaning of life as described by logotherapy and existential analysis, using the dialogical method. As a tool for the evaluation of the results, a sociodemographic questionnaire and the Basic Values Questionnaire were used. For the development of field research, twenty adolescents were approached, who are fulfilling a socioeducational measure of hospitalization in the city of João Pessoa, of which 30% attended the 6th year of Elementary School, 35% of the 7th year of Elementary School, 25% Year of Elementary School, 10% of the 1st year of High School. Regarding religion, 40% said they did not have a religion, 5% did not respond and 55% claimed to have some religion, 36.4% declared themselves to be Catholics and 63.6% were evangelicals. In the intervention, the participants were divided into an experimental group (GE) and a control group (CG), the adolescents of the GE participated in ten meetings, where they discussed existential themes, both groups performed pre and posttests. For the quantitative analysis, the "t" test was used for repeated measures. In the qualitative evaluation of the process, it was possible to observe a greater selfconsciousness regarding the direction and meaning of life resulting from the reflections provided by the intervention. Regarding the evaluation of the result, it was found that the adolescents who participated in the intervention presented a decrease in the mean scores of the valued performance subfunction.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-11-05T18:23:44Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1716113 bytes, checksum: a5cd309545933cc869f39735f545a2e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-05T18:23:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1716113 bytes, checksum: a5cd309545933cc869f39735f545a2e8 (MD5) Previous issue date: 2017-07-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectSocio-educational measurept_BR
dc.subjectSpiritualitypt_BR
dc.titleAdolescentes em medida socioeducativa de internação: O papel da espiritualidade na mudança valorativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Thiago Antonio Avellar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731262313224248pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7599743170098603pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo analisar o papel da espiritualidade na mudança valorativa de adolescentes em medida socioeducativa de internação. Para tanto, foi realizada uma intervenção tendo em conta a busca do sentido da vida como descrita pela logoterapia e pela análise existencial, utilizando-se do método dialógico. Como instrumento para a avaliação dos resultados foram utilizados um questionário sociodemográfico e o Questionário dos Valores Básicos. Para o desenvolvimento da pesquisa de campo participaram vinte adolescentes, que estão cumprindo medida socioeducativa de internação na cidade de João Pessoa, desses, 30% cursava o 6º ano do Ensino Fundamental, 35% o 7º ano do Ensino Fundamental, 25% o 8º ano do Ensino Fundamental, 10% o 1º ano do Ensino Médio. No que se refere à religião, 40% afirmaram não possuir religião, 5% não responderam e 55% afirmaram possuir alguma religião, entre esses, 36,4% se autodeclararam católicos e 63,6% evangélicos. Na intervenção, os participantes foram divididos em um grupo experimental (GE) e um grupo controle (GC), os adolescentes do GE participaram de dez encontros, onde foram discutidos temas existenciais, ambos os grupos realizaram pré e pós-testes. Para a análise quantitativa foi utilizado o teste “t” para medidas repetidas. Pôde-se observar, na avaliação qualitativa do processo, uma maior autoconsciência no que diz respeito à direção e ao sentido da vida decorrente das reflexões proporcionadas pela intervenção. No que se refere à avaliação do resultado, constatou-se que os adolescentes que participaram da intervenção apresentaram um decréscimo nos escores médios da subfunção valorativa realização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.