Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVallo, Adriano Galdino-
dc.date.accessioned2018-11-08T13:17:09Z-
dc.date.available2017-12-21-
dc.date.available2018-11-08T13:17:09Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12256-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course is constituted in an exploratory research with a qualitative approach. The purpose of this study was to analyze how the training of jiu-jitsu teachers in the gymnastics academies of the city of Joao Pessoa happens. The realization of this practice has as justification, the need of understanding how the training of Jiu-jitsu teachers occurs, considering that from the experiences lived as a Jiu-jitsu athlete it was observed that, most of the time, the teachers did not have an academic training in Physical Education. Faced with this, the question arose as to the existence of this deficit in relation to the subject in question, since the scientific training assists the classes / trainings. As a theoretical basis for the construction of the present study, several authors were used as reference: Santos (2012), Cartaxo (2011), Marçaneiro (2013), Drigo (2010), among others. As methodological procedures for the development of the research were chosen six academies, which were located in the vicinity or the residence of the researcher of the Federal University of Paraíba. Six semi-structured questionnaires were applied with six jiu-jitsu teachers, who obeyed an inclusion criterion that was at least a black belt. After the data collection, it was followed by the organization of these in charts and tables and, subsequently, the content analysis of the interviewees' statements. According to the result obtained by the questionnaire it was noticed that only one of the six participating teachers had Physical Education training, in this way, the others were formed by public schools. However, the five reported in their responses that their training / years of practice was sufficient to deliver the knowledge. Thus, after analyzing the data, it was noticed that, although the vocational schools have a relevant function in the formation, it is necessary that this is associated with the theory found in the scientific formation. Thus, it is understood that this research will serve as a theoretical basis for future research and also for teachers and students who wish to deepen the subject in question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2018-11-08T13:17:09Z No. of bitstreams: 1 AGV21122017.pdf: 1420390 bytes, checksum: 0cb53475dba4f4932a906f099d2341b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-08T13:17:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGV21122017.pdf: 1420390 bytes, checksum: 0cb53475dba4f4932a906f099d2341b0 (MD5) Previous issue date: 2017-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscola de ofíciopt_BR
dc.titleA formação dos professores de jiu-jítsu das academias de ginástica na cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Laíse Tavares Padilha Bezerra Gurgel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511984037799842pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511984037799842pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso constitui-se numa pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Este teve como objetivo: analisar como acontece a formação dos professores de jiu-jitsu das academias de ginástica da Cidade de João Pessoa. A realização deste tem como justificativa a necessidade de compreender como ocorre a formação dos professores que ministram o referido conteúdo, tendo em vista que a partir das experiências vivenciadas como praticante observou-se que, em sua grande parte, os professores não detinham a formação acadêmica em Educação Física. Diante disto surgiu o questionamento do porquê da existência desse déficit no que concerne ao tema em questão, uma vez que a formação científica auxilia as aulas/treinos. Como embasamento teórico para construção do presente trabalho tomou-se como referência diversos autores, tais como: Santos (2012), Cartaxo (2011), Maçaneiro (2013), Drigo (2010), entre outros. Como procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa foram escolhidas seis academias, as quais encontravam-se nas proximidades ou da residência do pesquisador ou da Universidade Federal da Paraíba. Nestas foram aplicados questionários semiestruturados com seis professores de jiu-jitsu, os quais obedeceram a um critério de inclusão que foi ser no mínimo faixa-preta. Após a captação dos dados seguiu-se com a organização destes em tabelas e quadros e, posteriormente, a análise de conteúdo dos depoimentos dos entrevistados. De acordo com o resultado obtido pelo questionário percebeu-se que apenas um dos seis professores participantes tinha formação em Educação Física, desta forma, os demais eram formados por escolas de ofício. Entretanto, os cinco relataram em suas respostas que sua formação/anos de prática foi suficiente para ministrar o conteúdo. Desta forma, após análise dos dados, percebeu-se que, embora as escolas de ofício tenham uma função relevante na formação, se faz necessário que esta esteja associada à teoria encontrada na formação científica. Destarte, entende-se que esta pesquisa servirá como embasamento teórico para futuras pesquisas e, também, para professores e alunos que desejem um maior aprofundamento no tema em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ Ciências da Saúde: Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGV21122017.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.