Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalmeira, Andressa Melo de Arruda-
dc.date.accessioned2018-11-09T12:35:37Z-
dc.date.available2018-07-07-
dc.date.available2018-11-09T12:35:37Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12274-
dc.description.abstractThe study associates goal orientation with emotional control and self-confidence in Jiu Jitsu athletes in competitive situations, with the aim of pointing out the predominance of this orientation, and to understand how its correlation with psychological abilities occurs. The sample consisted of 115 Jiu Jitsu athletes competing in the 11th Edition of the Jiu Jitsu Northeast Open (NEOJJ). The questionnaires of 106 athletes were used in the research, due to inclusion and exclusion criteria. The instruments used, Perception of Success in Sports Questionnaire (POSQ), Athletic Coping Skills Inventory-25BR (ACSI-25BR) and State Competitive Anxiety Inventory (CSAI-2) were applied 30 minutes before the athlete's first competition. The collected data was tabulated in an IBM SPSS Statistics version 24.0 program worksheet. For the descriptive statistical analysis, we used mean, standard deviation, maximum and minimum values and frequency, and for reliability of the scales, we analyzed the alpha value of Cronbach. The correlation analysis was performed using Pearson's r coefficient, in order to identify possible relationships between the variables. From these results, a structural model was conceived to understand the predictive abilities of the variables related to the task orientation on self-confidence and Coping abilities, analyzed through SEM (structural equation modeling) using the AMOS 24.0 program. There was a strong relationship between task orientation and ego orientation, somatic anxiety with cognitive anxiety, increased somatic anxiety with decreased self-confidence, and confirmation of the structural model, which shows task orientation as a predictor of self-confidence and coping skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2018-11-09T12:35:37Z No. of bitstreams: 1 AMAP18072018.pdf: 753535 bytes, checksum: 0db7cde9a5c65221e90f00a0e5b22142 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-09T12:35:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMAP18072018.pdf: 753535 bytes, checksum: 0db7cde9a5c65221e90f00a0e5b22142 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectOrientação de metaspt_BR
dc.subjectControle emocionalpt_BR
dc.subjectJiu Jitsupt_BR
dc.titleRelação entre orientação de metas, controle emocional e autoconfiança em atletas de Jiu Jitsu em situações de competiçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Filipe Ferreira da-
dc.description.resumoO estudo associa a orientação de metas com o controle emocional e a autoconfiança em atletas de Jiu Jitsu em situações de competição, com os objetivos de apontar o predomínio dessa orientação, e entender como se dá sua correlação com habilidades psicológicas. A amostra foi constituída por 115 atletas de Jiu Jitsu competidores da 11ª Edição do Nordeste Open de Jiu Jitsu (NEOJJ), sendo os questionários de 106 atletas utilizados na pesquisa, devido os critérios de inclusão e exclusão. Os instrumentos utilizados, Questionário de Percepção de Sucesso no Esporte (POSQ), Athletic Coping Skills Inventory-25BR (ACSI-25BR) e Inventário do Estado de Ansiedade Competitiva (CSAI-2), foram aplicados 30 minutos antes da primeira luta do atleta na competição. Os dados coletados foram tabulados em uma planilha de programa IBM SPSS Statistics versão 24.0. Para as análises estatísticas descritivas, foram utilizadas média, desvio padrão, valores máximos e mínimos e frequência, e para fiabilidade das escalas, foi analisado o valor de alpha de Cronbach. A análise correlacional ocorreu através do coeficiente r de Pearson, a fim de identificar possíveis relações entre as variáveis. A partir desses resultados, foi idealizado um modelo estrutural visando compreender as capacidades preditivas das variáveis relacionadas com a orientação à tarefa sobre autoconfiança e habilidades de Coping, analisado através de SEM (structural equation modeling), com utilização do programa AMOS 24.0. Encontrou-se forte relação da orientação à tarefa com a orientação ao ego, ansiedade somática com ansiedade cognitiva, aumento da ansiedade somática com a diminuição da autoconfiança, e confirmação do modelo estrutural, que mostra a orientação à tarefa como preditora da autoconfiança e habilidades de coping.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMAP18072018.pdf735,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.