Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Rafael de Paula-
dc.date.accessioned2018-11-28T18:04:53Z-
dc.date.available2018-11-05-
dc.date.available2018-11-28T18:04:53Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12378-
dc.description.abstractThe objective of the research was to analyze the perception about the impacts caused by the adoption of e-social in the routine of the personal sector of the regional headquarters of a credit cooperative. Established by a decree in 2007 the SPED project came up with the aim of computerizing and reduce bureaucracy of accounting information. In this context, e-Social was developed, a complex system that aims to make digital all labor obligations. In view of this, the objective of this research is to know the impacts caused by the implementation of e-Social is causing in the routine of the personal sector of the regional headquarters of a credit cooperative. The research is classified as descriptive, considering that this is a relatively new topic, in which the procedure used was a case study. The data collection was performed through a questionnaire, with objective and subjective questions, answered by 6 employees responsible for the personnel department of the regional headquarters, who care for fifty eight agencies belonging to 14 singular cooperatives in the north and northeast region of Brazil In general, the results indicated that the impact on the routine of each participants was considerable, so much that it was necessary to redesign the processes and routines, besides the need for continuous training and the contraction of support staff to incorporate the team.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-11-28T18:04:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RPM28112018.pdf: 1200965 bytes, checksum: f77d3369a2b6df9e002fb18013a58210 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-28T18:04:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RPM28112018.pdf: 1200965 bytes, checksum: f77d3369a2b6df9e002fb18013a58210 (MD5) Previous issue date: 2018-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecte-Socialpt_BR
dc.subjectCooperativa de créditopt_BR
dc.subjectSistema Público de Escrituração Digital (SPED)pt_BR
dc.titlePercepção sobre a adoção do e-social: na rotina do setor pessoal da sede regional de uma cooperativa de créditopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edmery Tavares-
dc.description.resumoA pesquisa teve por objetivo analisar a percepção sobre os impactos causados com a adoção do e-social na rotina do setor pessoal da sede regional de uma cooperativa de crédito. Assim, sendo instituído por um decreto em 2007 o projeto SPED surgiu com o objetivo de informatizar e desburocratizar as informações contábeis. Nesse contexto, foi desenvolvido o e-Social, um sistema complexo que tem como objetivo tornar digital todas as obrigações trabalhistas. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer os impactos causados com a implantação do e-Social está causando na rotina do setor pessoal da sede regional de uma cooperativa de crédito. A pesquisa classifica-se como descritiva, considerando que se trata de um tema relativamente novo, no qual o procedimento utilizado foi um estudo de caso. A coleta de dados foi executada por meio da aplicação de questionário, com questões objetivas e subjetivas, respondidas por 6 funcionários responsáveis pelo setor pessoal da central regional, que cuidam de cinquenta e oito agencias pertencentes a 14 cooperativas singulares na região Norte e Nordeste do Brasil. No geral, os resultados apontaram que o foram causados impactos na rotina de cada um dos participantes, tanto que se fez necessário redesenhar os processos e as rotinas, além da necessidade de capacitações continuada e a contração de funcionários de apoio para incorporar a equipe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPM28112018.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons