Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrade, Thayanna Torquato Lino de-
dc.date.accessioned2018-11-28T18:52:30Z-
dc.date.available2018-11-05-
dc.date.available2018-11-28T18:52:30Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12382-
dc.description.abstractGiven the relevance of motivated students to learn about the subjects they chose as a goal of knowledge, it is necessary to study the level of motivation they have. In order to identify, based on the Self - Determination Theory, the level of motivation of beginners and graduates of the Course of Accounting Sciences of the UFPB - Campus I, this study aims to understand the degree of satisfaction of the student with the Course of Accounting Sciences. For the development of the present work, bibliographical researches of descriptive character were used, the survey research strategy was used. The data collection instrument called the Academic Motivation Scale - EMA, idealized by Vallerand et al. (1989). It was tried to demonstrate that the process of teaching and learning is quite complex, because it involves teachers and students, in their diverse motivational levels. The results show that students are motivated about the activities of the Course, as well as having chosen them, identify themselves with the profession, and seek to be connected to the means that add value to their goals, such as academic training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-11-28T18:52:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TTLA28112018.pdf: 2357519 bytes, checksum: 43dba81161be8586b185b353e512eb69 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-28T18:52:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TTLA28112018.pdf: 2357519 bytes, checksum: 43dba81161be8586b185b353e512eb69 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectMotivação do alunopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)pt_BR
dc.titleAnálise motivacional de estudantes do curso de ciências contábeis da UFPB Campus Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Valdineide dos Santos-
dc.description.resumoTendo em vista a relevância de alunos motivados a aprender sobre os assuntos que escolheram como meta de conhecimento, faz-se necessário o estudo sobre o nível de motivação que os mesmos possuem. Com o objetivo de identificar, baseado na Teoria da Autodeterminação, o nível de motivação de acadêmicos iniciantes e concluintes do Curso de Ciências Contábeis da UFPB - Campus I, esse estudo visa compreender o grau de satisfação do aluno com o Curso de Ciências Contábeis. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas de caráter descritivo, foi empregada a estratégia de pesquisa de levantamento. O instrumento de coleta de dados denominada Escala de Motivação Acadêmica - EMA, idealizado por Vallerand et al. (1989). Buscou-se demonstrar que o processo de ensino e aprendizagem é bastante complexo, pois envolve professores e alunos, em seus diversos níveis motivacionais. Os resultados denotam que os alunos apresentam-se motivados quanto às atividades do Curso, como também ao fato de tê-lo escolhido, identificam-se com a profissão, e buscam estar conectados aos meios que agregam valor aos seus objetivos, como formação acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICASpt_BR
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TTLA28112018.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons