Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Carolaine Israelly Honorato de-
dc.date.accessioned2018-11-29T17:28:10Z-
dc.date.available2018-06-21-
dc.date.available2018-11-29T17:28:10Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12390-
dc.description.abstractThe present study had as objective to verify the level of financial education of secondary school students (3rd year) and elementary (9th grade) of public and private schools of the municipality of João Pessoa-Paraiba. Thus, the research was conducted through questionnaires applied in the classroom of ten public and private schools located in the center of the municipality of João Pessoa, obtaining a total of 509 respondents. Only 49% of these students stated that they had access to financial education, the level of which was verified through a test that determined an individual grade. This note was analyzed through a multiple linear regression, and it was verified that the type of school, the series studied by the adolescents, the income and quantity of family members influence the level of financial education. In general, the students of private schools presented a higher grade of financial education, as well as the students who attend the third year of high school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-11-29T17:28:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CIHS29112018.pdf: 583822 bytes, checksum: aca25d5381a51c59173e2e5bb7ce047a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-29T17:28:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CIHS29112018.pdf: 583822 bytes, checksum: aca25d5381a51c59173e2e5bb7ce047a (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEstudantes de ensino médiopt_BR
dc.subjectJoão Pessoapt_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo em escolas do Município de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Girão, Luiz Felipe Pontes de Araújo-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo verificar o nível de educação financeira de alunos de ensino médio (3°ano) e fundamental (9°ano) de escolas públicas e privadas do município de João Pessoa- Paraíba. Dessa forma, a pesquisa se deu através de questionários aplicados na sala de aula de dez escolas públicas e privadas localizadas no centro do município de João pessoa, obtendo o total de 509 respondentes. Apenas 49% destes alunos afirmaram já terem tido acesso à educacao financeira, sendo o nível desta verificado através de um teste que determinou uma nota individual. Esta nota foi analisada por meio de uma regressão linear múltipla, sendo verificado que o tipo da escola, a série cursada pelos adolescentes, a renda e quantidade de membros familiares influenciam no nível de educação financeira. De modo geral, os alunos de escolas privadas apresentaram maior nota de educação financeira, assim como os alunos que cursam o 3°ano do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIHS29112018.pdf570,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons