Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Juliana Vale-
dc.date.accessioned2018-12-03T16:00:48Z-
dc.date.available2018-12-03-
dc.date.available2018-12-03T16:00:48Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12399-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the development of Phytos phytomedicine innovation capacity in the last ten years. The theoretical basis for the study is related to organizational change, dynamic capabilities, organizational learning and innovation. The research strategy adopted was the case study and, for the collection of data, the semi-structured interview was used, as well as direct observation, consultation with secondary data and documents. For the analysis, the data were categorized and interpreted in the light of the theoretical reference. Evidence made it possible to identify that Phytos' development of innovation capacity required a series of strategic changes, especially in its human and technological resources, and that changes in organizational culture were also of great importance. Phytos innovation process is characterized as a systemic process, using open innovation, stimulating cooperation between research institutions and the company, as well as the development of new products with speed and flexibility. The learning processes identified were learning: doing (learning by doing), interacting (learning by interacting) and searching (learning by searching). Knowledge, the fruit of learning processes, is institutionalized through norms and procedures, preserving the memory of the organization. It is concluded that in order to achieve the capacity for product innovation, Phytos integrated individual skills to collective competencies, from managers to employees, but also built new collective skills, such as increasing the capacity of disintegration of phytocomputer A and reducing time to obtain the inputs, applying them to all phytomedicines of the company. Phytos has reconfigured its ability to develop fast and creative solutions, its ability to select and evaluate projects, as well as the ability to acquire raw material.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-03T16:00:48Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1190611 bytes, checksum: f131cff05ff2597fa6c587b19617d122 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-03T16:00:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1190611 bytes, checksum: f131cff05ff2597fa6c587b19617d122 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMudanças estratégicaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCapacidade de inovaçãopt_BR
dc.subjectStrategic changept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCapacity for innovationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da capacidade de inovação na indústria farmacêutica: o caso Phytospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, André Gustavo Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894844400984964pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037542100419364pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da capacidade de inovação de fitomedicamentos da Phytos nos últimos dez anos. A base teórica que sustentou o estudo está relacionada à mudança organizacional, capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e inovação. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso e, para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semi-estruturada, bem como a observação direta, consulta a dados secundários e documentos. Para a análise, os dados foram categorizados e interpretados à luz do referencial teórico. As evidências permitiram identificar que o desenvolvimento da capacidade de inovação da Phytos exigiu uma série de mudanças estratégicas, especialmente em seus recursos humanos e tecnológicos, e que mudanças na cultura organizacional também se evidenciaram de grande importância. O processo de inovação da Phytos se caracteriza como um processo sistêmico, utilizando a inovação aberta, estimulando a cooperação entre as instituições de pesquisa e a empresa, bem como o desenvolvimento de novos produtos com rapidez e flexibilidade. Os processos de aprendizagem identificados foram o aprender: fazendo (learning by doing), interagindo (learning by interacting) e buscando (learning by searching). Os conhecimentos, fruto dos processos de aprendizagem, são institucionalizados por meio de normas e procedimentos, preservando a memória da organização. Conclui-se que para alcançar a capacidade de inovação de produto, a Phytos integrou competências individuais a competências coletivas, dos gestores para os colaboradores, como também construiu novas competências coletivas, como o aumento da capacidade de desintegração do fitomedicamento A e a redução do tempo de obtenção dos insumos, aplicando-as a todos os fitomedicamentos da empresa. A Phytos reconfigurou sua capacidade de desenvolver soluções rápidas e criativas, sua capacidade de selecionar e avaliar projetos, bem como a capacidade adquirir matéria-prima.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.