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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Jéssica Roberta de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-21T17:58:33Z-
dc.date.available2016-09-21T17:58:33Z-
dc.date.issued2016-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1239-
dc.descriptionEsse artigo tem como principal objetivo trazer o resultado de uma análise realizada na escola básica da Universidade Federal da Paraíba, pois o contexto educacional é espaço de construção de identidade e estigmas. Os discursos presentes nesse espaço remodela a subjetividade de um sujeito social interferindo assim na construção de sua identidade e no olhar que ele tem para outros sujeitos. Utilizamos como metodologia principal a análise dos discursos de crianças que estão na educação infantil, pois mesmo elas sendo tão jovens e em processo de construção da identidade podemos encontrar elementos de uma (des) valorização da etnia negra e sua cultural. Para tanto nos baseamos em Michael Foucault, Goffman e Freud para compreender a formação desse discurso e entender como o Psicopedagogo poderá utilizar o discurso como instrumento de formação de cidadania e nos processos de ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to bring the results of a n analysis conducted in the elementary school of the Federal University of Paraíba, because the educational context is space for the construction of identity and stigma. The speeches in this space, remodeling the subjectivity of a social subject interfering in the construction of their identity and the look he has for other subjects. Used as the main methodology to analyze statements of children who are in kindergarten, because even they being so young and in the process of identity construction we can findelements of an (un) appreciation of black ethnicity and cultural. For this we rely on Michael Foucault, Freud, Lacan to understand the formation of this discourse and understand how the educational psychologist can use the speech as an instrument of citiz enship formation and in the processes of teaching and learning .-
dc.description.provenanceSubmitted by Sueleém Brito (su.eleem.brito@gmail.com) on 2016-09-21T17:58:33Z No. of bitstreams: 1 JRSC21092016: 380571 bytes, checksum: a0cd852396a80fec5d645f25216a718a (MD5)en
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dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleIdentidade negra e a (des)construção de estigmas por meio do discurso: a atuação psicopedagógica para uma formação multiculturalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Silvestre Coelho-
dc.description.resumoEsse artigo tem como principal objetivo trazer o resultado de uma análise realizada na escola básica da Universidade Federal da Paraíba, pois o contexto educacional é espaço de construção de identidade e estigmas. Os discursos presentes nesse espaço remodela a subjetividade de um sujeito social interferindo assim na construção de sua identidade e no olhar que ele te m para outros sujeitos. Utilizamos como metodologia principal a análise dos discursos de crianças que estão na educação infantil, pois mesmo elas sendo tão jovens e em processo de construção da identidade podemos encontrar elementos de uma (des) valorização da etnia negra e sua cultural. Para tanto nos baseamos em Michael Foucault, Goffman e Freud para compreender a formação desse discurso e entender como o Psicopedagogo poderá utilizar o discurso como instrumento de formação de cidadania e nos processos de ensino-aprendizagem.-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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