Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Luana Patrício Constantino Cabral de-
dc.date.accessioned2018-12-04T15:01:44Z-
dc.date.available2018-12-04T15:01:44Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12410-
dc.description.abstractEn vista de que la tecnología y las motivaciones audiovisuales que actualmente forman parte del día a día de la sociedad, se hace necesario un mayor entendimiento en lo que se refiere al uso de las Nuevas Tecnologías Digitales de Comunicación Social (NTDCS) para, así, proporcionar la innovación y dinamización de las clases. La propuesta de esta producción consiste en ayudar al alumnado a utilizar y reconocer la tecnología como una herramienta para el buen desarrollo en el ambiente académico, pues hay una fuerte influencia de la globalización en la presente rutina de buena parte de la población mundial y que cada vez más tiene acceso a recursos que pueden facilitar en este proceso tanto de aprendizaje de lengua y en el conocimiento de nuevas culturas. Es notable que, desgraciadamente, el beneficio de la tecnología es casi exclusivo para el entretenimiento, pues no hay cierta conducción en cuanto al manejo de estos recursos, que son innumerables. Con esta explosión de informaciones es nítida la necesidad de orientación y reconocimiento por parte de los discentes para la utilización de recursos tecnológicos sin una exclusividad o enajenación en su uso, de esta forma aplicamos nueve talleres desarrollados en el proyecto de Monitoria: " Licenciatura em Letras: em busca de uma formação acadêmica e docente dos discentes dos cursos de Letras Estrangeiras e Modernas” de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), con alumnos principiantes, de los períodos: 2017.2 y 2018.1, en la asignatura de Lengua Española nivel Básico I, impartida por la profesora Ana Berenice Peres Martorelli. Donde, a partir de la contemplación teórica, interactuamos el recurso tecnológico con las cuatro competencias de la lengua: leer, escribir, hablar y oír. Al notar esta dificultad de asociación de la educación con la tecnología, ante los alumnos, buscamos ayudarles a abarcar la búsqueda por el conocimiento a través de la herramienta que más está presente en nuestras vidas: la tecnología y sus interacciones.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-04T15:01:44Z No. of bitstreams: 1 LPCCM29102018.pdf: 1184062 bytes, checksum: 700ddd3736ead010d2311c273d2a74c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-04T15:01:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LPCCM29102018.pdf: 1184062 bytes, checksum: 700ddd3736ead010d2311c273d2a74c5 (MD5) Previous issue date: 2018-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNovas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectProposta didático-pedagógicapt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.titleO Processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola mediado pelas Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma proposta didática-pedagógica.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martorelli, Ana Berenice Peres-
dc.description.resumoTendo em vista que a tecnologia e as motivações audiovisuais, atualmente, fazem parte do dia-a-dia da sociedade, se faz necessário um maior entendimento no que se refere ao uso das Novas Tecnologias Digitais de Comunicação Social (NTDCS) para, assim, a utilizamos proporcionando a inovação e dinamização das aulas. A proposta desta produção consiste em auxiliar o alunado a utilizar e reconhecer a tecnologia como uma ferramenta para o bom desenvolvimento no ambiente acadêmico, pois há uma forte influência da globalização na presente rotina de boa parte da população mundial que cada vez mais tem acesso a recursos que podem facilitar neste processo de aprendizagem tanto de aprendizagem de língua quanto no conhecimento de novas culturas. É notável que, infelizmente, o benefício da tecnologia é quase que exclusiva para o entretenimento, pois não há certa condução quanto ao manuseio destes recursos, que são inúmeros. Com essa explosão de informações é nítida a necessidade de orientação e reconhecimento, por parte dos discentes, para utilização de recursos tecnológicos sem uma exclusividade ou alienação em seu uso, desta forma, aplicamos nove oficinas desenvolvidas no projeto de Monitoria: “Licenciatura em Letras: em busca de uma formação acadêmica e docente dos discentes dos cursos de Letras Estrangeiras e Modernas" da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com alunos iniciantes, dos períodos: 2017.2 e 2018.1, na disciplina de Língua Espanhola nível Básico I, ministrada pela professora Ana Berenice Peres Martorelli. Onde, a partir da contemplação teórica, interagimos o recurso tecnológico com as quatro competências da língua: ler, escrever, falar e ouvir. Notando-se esta dificuldade de associação da educação com a tecnologia, perante os alunos, buscamos auxiliá-los a abranger a busca pelo conhecimento através da ferramenta que mais está presente nas nossas vidas: a tecnologia e suas interações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPCCM29102018.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.