Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Maytê Luanna Dias de-
dc.date.accessioned2018-12-04T17:59:43Z-
dc.date.available2018-12-04-
dc.date.available2018-12-04T17:59:43Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12413-
dc.description.abstractThe study establishes a disciplinary design of Information Science through the elements that make up the disciplinary programs of the field in Brazil. To do this, we sought to explore the production that addresses the disciplinary elements, to characterize the context of institutionalization of these elements, to understand the constitutive nature and to show the contours of the disciplinary programs of the area. For that, we opted for the research of QualiQuantitative, approach through a bibliographical and documentary survey. The data were collected in the Sucupira Platform for the Post-Graduate Programs in the area of Information Science and Librarianship. It was also used the Laboratory of Intellectual Technologies and the Platform of Scientific Periodicals. All the data collected were systematized in tables and illustrations, then analyzed and discussed in consonance with the articles that composed the theoretical reference. The result indicates that the disciplinary programs promote disciplinary constructions identifying, based on the object of study of the area, the information. Its use, its practices, its processes, are essential to establish the attributions, to favor connections, to spread techniques among all the areas that are related to the Information Science. This was perceived in the scope of postgraduate programs through the areas of concentration, the training of the research faculty, the funding of research, associations and the focus and scope of scientific journals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-04T17:59:43Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1769617 bytes, checksum: 82f7208d36bce16cc00b28909ea49254 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-04T17:59:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1769617 bytes, checksum: 82f7208d36bce16cc00b28909ea49254 (MD5) Previous issue date: 2017-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCampo da Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCiência da Informação no Brasilpt_BR
dc.subjectProgramas disciplinares da Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectField of Information Sciencept_BR
dc.subjectInformation Science in Brazilpt_BR
dc.subjectDisciplinary programs of Information Sciencept_BR
dc.titleProgramas disciplinares da Ciência da Informação: conformação do campo epistemológico no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Edivanio Duarte de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5646522403599369pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3462783558834378pt_BR
dc.description.resumoO estudo estabelece um desenho disciplinar da Ciência da Informação através dos elementos que compõe os programas disciplinares do campo, no Brasil. Para isto, buscou-se explorar a produção que aborda os elementos disciplinadores, caracterizar o contexto de institucionalização destes elementos, compreender a natureza constitutiva e evidenciar os contornos dos programas disciplinares da área. Para tanto, optou-se pela pesquisa de abordagem Quali-Quantitativa, por intermédio de um levantamento bibliográfico e documental. Os dados foram coletados na Plataforma Sucupira quanto aos Programas de Pósgraduação da área da Ciência da Informação e Biblioteconomia. Utilizou-se também o Laboratório de Tecnologias Intelectuais e a Plataforma de Periódicos Científicos. Todos os dados coletados foram sistematizados em quadros e ilustrações, em seguida analisados e discutidos em consonância com os artigos que compuseram o referencial teórico. O resultado aponta que os programas disciplinares promovem construções disciplinares identificadoras, pautadas no objeto de estudo da área, a informação. Seu uso, suas práticas, seus processos, são essenciais para estabelecer as atribuições, favorecer ligações, difundir técnicas entre todas as áreas que se co-relacionam com a Ciência da Informação. Isso foi percebido no âmbito dos programas de pós-graduação por meio das áreas de concentração, da formação do corpodocente pesquisador, do financiamento das pesquisas, das associações e do foco e escopo dos periódicos científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.