Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelém, Maria Augusta de Farias-
dc.date.accessioned2018-12-05T20:14:24Z-
dc.date.available2018-12-05-
dc.date.available2018-12-05T20:14:24Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12447-
dc.description.abstractThe National Curriculum Parameters (PCN) suggest that education enables students to develop the body's own domain. Likewise, this document recommends that the student be expressive, to be able to voice their opinions, it becomes critical, aware of the reality that surrounds it. This research aims to discuss how the use of the Theatre of the Oppressed (TO) in school contributes to the critical and creative awakening of the student. Thus, it has become imperative to use as the main theoretical basis of this study the assumptions of two authors: Augusto Boal, creator of the TO, and Paulo Freire. The ideas of these authors have a clear relation to the recommendations of these parameters. Other authors, such as Baraúna (2013), Cassavin (2008) and Desgranges (2011), assists the discussions raised here. To achieve the satisfaction the main objective of the research, analyzed the material produced by the students who participated in a theater workshop at the Municipal School Analice Caldas in the city of João Pessoa-PB, and later by the theater group formed from the workshop. The analyzed material consists of interviews and a theatrical text. After the readings, discussions and analysis, it was found that the TO not only contributed to the critical and creative awakening of the participants, but it took them to know and to seek ways to intervene in the reality that surrounds them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-05T20:14:23Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 5216110 bytes, checksum: c26c20a9045542a230d40c38c00f7d74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T20:14:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 5216110 bytes, checksum: c26c20a9045542a230d40c38c00f7d74 (MD5) Previous issue date: 2016-08-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTeatro do oprimidopt_BR
dc.subjectPedagogia do oprimidopt_BR
dc.subjectTeatro-educaçãopt_BR
dc.subjectOverwhelmed theatrept_BR
dc.subjectPedagogy of the oppressedpt_BR
dc.subjectActing educationpt_BR
dc.titleO teatro do oprimido no espaço escolar: um despertar crítico e criativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634159577430875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8856616210411726pt_BR
dc.description.resumoOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem que a educação possibilite aos educandos o desenvolvimento do domínio do próprio corpo. Do mesmo modo, esse documento recomenda que o aluno seja expressivo, que seja capaz de verbalizar suas opiniões, que se torne crítico, conhecedor da realidade que o cerca. Esta pesquisa tem como objetivo discutir como a utilização do Teatro do Oprimido (TO) na escola contribui para o despertar crítico e criativo do educando. Dessa maneira, tornou-se imprescindível utilizar como principais bases teóricas deste estudo os pressupostos de dois autores: Augusto Boal, criador do TO, e Paulo Freire. As ideias desses autores têm nítida relação com as recomendações dos referidos parâmetros. Outros autores, como Baraúna (2013), Cassavin (2008) e Desgranges (2011), auxiliaram as discussões aqui levantadas. Para atingir a contento o principal objetivo da pesquisa, analisou-se o material produzido pelos alunos que participaram de uma oficina de teatro na Escola Municipal Analice Caldas, na cidade de João Pessoa-PB, e mais tarde pelo grupo de teatro formado a partir da oficina. O material analisado constituiu-se de depoimentos e de um texto teatral. Após as leituras, discussões e análise, constatou-se que o TO não apenas contribuiu para o despertar crítico e criativo dos participantes, mas levou-os a conhecer e a buscar meios de intervir na realidade que os cerca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.