Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Liliane Alves de-
dc.date.accessioned2018-12-05T20:38:41Z-
dc.date.available2018-12-05-
dc.date.available2018-12-05T20:38:41Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12451-
dc.description.abstractThis research aims to investigate whether the differences between deaf and hearing make it difficult or impossible to them the theatrical practice in the same space, sharing experiences and theatrical codes. It refers to the theater education, deaf education and inclusion. It is based on the study of experiences lived with a group of students of the 8th year of elementary education in a public school in the city of João Pessoa, from twenty-six class time between August and November 2015. The meetings took place in the period of regular art classes and generally in the classroom. To carry out the lessons it were used theater games and playful experiences, activities of reading, writing and dialogical actions. At the end of the educational process and under the guidance of a Theatre teacher, the students collectively prepared a theatrical presentation based on an excerpt from Ariano Suassuna. The adaptation did not focus on the theatrical text, but was based on the work context, experiencing a more visual theater than verbal, in order to make clear that art, specifically the theater, needs to be accessible to all, once it is a space of visibility of what may be somehow hidden. The inclusive aspect of theater should be used more effectively now that more and more individuals are excluded, separated by the differences between them. It was observed that the theatrical practice is possible for deaf and hearing in a same group sharing experiences, using tools and other adjustments. However the tools were not used to conceal or to evidence the deafness, but to make effective the experience and manage the communication between players/actors who are either in the classroom or on stage and also between them and the public.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-05T20:38:41Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1589287 bytes, checksum: 57c82059927405f082dc0d3a39a410c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T20:38:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1589287 bytes, checksum: 57c82059927405f082dc0d3a39a410c2 (MD5) Previous issue date: 2016-07-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.titleO ensino do teatro na escola pública: uma experiência inclusiva para surdos (um estudo de caso)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634159577430875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073391662020902pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa realiza um estudo cuja finalidade é investigar se as diferenças entre surdos e ouvintes são capazes de dificultar ou mesmo impossibilitar a prática teatral deles num mesmo espaço, compartilhando experiências e códigos teatrais. Tem como referência o ensino do teatro, a educação de surdos e sua inclusão. Baseia-se no estudo de experiências vivenciadas com um grupo formado por alunos do 8° Ano do Ensino fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa, a partir de vinte e seis horas/aulas de Teatro entre os meses de agosto e novembro de 2015. Os encontros ocorreram no período regular das aulas de Arte e geralmente na sala de aula. Para a realização das aulas foram utilizados jogos teatrais e experiências lúdicas, atividades de leitura, escrita e ações dialógicas. Ao fim do processo pedagógico e sob orientação do professor de Teatro, os alunos coletivamente elaboraram uma apresentação teatral com base num trecho de um texto de Ariano Suassuna. A adaptação não teve enfoque no texto teatral, mas tomou por base o contexto de trabalho, vivenciando um teatro mais visual do que verbal, visando tornar clara a necessidade de que a arte, especificamente o teatro, deve ser acessível a todos, enquanto espaço para visibilidade do que pode estar, de alguma maneira, oculto. Esse caráter inclusivo apresentado pelo Teatro deve ser aproveitado de maneira mais efetiva num período em que cada vez mais os indivíduos são excluídos, separados pelas diferenças existentes entre eles. Observa-se que a prática teatral é possível a surdos e ouvintes, em um mesmo grupo compartilhando experiências, mas utilizando de ferramentas e adequações necessárias, não para uma possível dissimulação ou evidenciamento da surdez, mas para tornar a vivência efetiva e que gere a troca comunicacional entre os jogadores/atores que estão, seja na sala de aula, ou mesmo num palco, e também entre esses e o público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total1,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.