Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatias, Eliete Fernandes-
dc.date.accessioned2018-12-05T20:50:56Z-
dc.date.available2018-11-05-
dc.date.available2018-12-05T20:50:56Z-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12453-
dc.description.abstractThat research aimed to investigate the dramatic games as a teaching tool to child education Art teachers of João Pessoa - Paraíba, to answer next question: As art teachers make the connection between their experiences in theater games developed in its Continuing Education, with its practices in early childhood education? We studied the continued training of these professionals, the dramatic and theatrical play in the children's universe and we observed the theatrical game and your enjoyment in the group of art teachers of the kindergarten. The research was theoretically based on readings in internationally renowned authors addressing educational thematic related the teacher education, child psychology and specifically dramatic and theatrical games. In terms of methodology, it was held one Workshop theater games for a group of twenty five teachers. In the workshop, which was structured in six meetings, exercises were developed, theater games and traditional games, and the relevant ideas were transcripted, and discussed in this master’s dissertation. Promote workshops of theater games in the continuing education of teachers, according to reports of the teachers, gave them the opportunity to reflect from the game: the needs and characteristics of the different child development stages; the various educational possibilities presented in the game; and hypotheses, questions about the difficulties to educate children's with Art in the school. Thus, we conclude that the workshops of theater games are spaces of experimentation and research, uniting aesthetic education, imagination, role play and playfulness, to expand the possibilities for critical and creative acting of teachers in early childhood education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-05T20:50:56Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1398204 bytes, checksum: 650cbb51e80b21aa023b099c9682a516 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T20:50:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1398204 bytes, checksum: 650cbb51e80b21aa023b099c9682a516 (MD5) Previous issue date: 2016-07-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectJogos dramáticos e teatraispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectOntinuing educationpt_BR
dc.subjectDramatic and theatrical gamespt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.titleO jogo teatral para a formação continuada dos professores de arte da educação infantil: um estudo de caso nos Centros de Referência da Educação Infantil em João Pessoapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Paula Alves Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048490191207720pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312216030554813pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar o jogo dramático e teatral como instrumento pedagógico na formação continuada dos professores de Arte da educação infantil de João Pessoa – Paraíba, para responder a seguinte questão: Como os professores de Arte relacionam as suas experiências na oficina de jogos teatrais, desenvolvida em sua formação continuada com as suas práticas no contexto escolar infantil? Para tanto, estudamos a formação continuada desses profissionais, o jogo dramático e teatral dentro do universo infantil e observamos o jogo teatral e sua fruição no grupo de professores de Arte da Educação infantil. A investigação teve como suporte teórico os estudos conceituais de autores reconhecidos no cenário internacional relacionados às temáticas da Educação e Formação docente, Psicologia infantil e especificamente Jogos dramáticos e teatrais. Em termos metodológicos foi realizada 01(uma) oficina de jogos teatrais para um grupo de 25 (vinte e cinco) professores. Na oficina que foi estruturada em 06 (seis) encontros foram desenvolvidos exercícios, jogos teatrais e jogos tradicionais, sendo os fatos relevantes ocorridos nos encontros, transcritos e comentados nesta dissertação. Promover oficinas de jogos teatrais na formação continuada de professores, de acordo com relatos dos educadores em foco, propiciou a eles a oportunidade de refletir a partir do jogo, sobre: as necessidades e características das diferentes etapas de desenvolvimento da criança; as diversas possibilidades educativas apresentadas no jogo; e as hipóteses, questionamentos e discussões sobre os desafios de se trabalhar com as linguagens artísticas na escola de Educação infantil. Sendo assim, concluímos que as oficinas de jogos teatrais são espaços de experimentação investigativa e contextualizada, unindo educação estética, a imaginação, a dramatização e o lúdico para ampliar as possibilidades de atuação crítica e criativa dos professores na Educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.