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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Agna Bezerra da-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:13:50Z-
dc.date.available2018-12-06T12:13:50Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12466-
dc.description.abstractThis work investigates the approach of orality in classes for Education of Young People and Adults (EYPA), seeking to understand the space destined to this modality of the language in Portuguese classes, and the impact generated by the work - or lack thereof - in students' academic and/or social everyday life. The approach of our research is qualitative-interpretative, as well as exploratory for the objectives. In this perspective, we interviewed teachers and students and proposed didactic procedures based on the analyzed data, such as the inclusion, in the Portuguese teachers’ planning and work, of practical activities involving orality in different discursive situations. We started from the theoretical reflections regarding orality, mainly by Fávero, Andrade and Aquino (2002), Ventola (1979) and Marcuschi (2001). We observed that the difficulty of the Portuguese teacher in finding a methodology that best adapts with age diversity of the EYPA contributes directly to the practices in the classroom, contemplating written texts more and little is done to include orality. We also found that, even when working with a simple approach, when orality activities are present in classrooms, they can better develop students’ communication, thereby exceeding the school environment. Thus, the importance of a more detailed approach to orality is clear, understanding it as one of the modalities of language in a non-dichotomous relationship with writing, therefore helping the student to move through different discursive situations and to better develop competence of oral practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T12:13:50Z No. of bitstreams: 1 ABS26102018.pdf: 663283 bytes, checksum: 8c05882c3fa3357f0021d89316a8682d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABS26102018.pdf: 663283 bytes, checksum: 8c05882c3fa3357f0021d89316a8682d (MD5) Previous issue date: 2018-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEducação de Pessoas Jovens e Adultaspt_BR
dc.subjectPropostas didáticaspt_BR
dc.titleA abordagem da oralidade em turmas de educação de pessoas jovens e adultas: possibilidades didáticas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Regina Celi Mendes-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a abordagem da oralidade em turmas de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), buscando compreender o espaço destinado a esta modalidade da língua nas aulas de língua portuguesa, o impacto gerado pelo trabalho – ou falta dele – no cotidiano escolar e/ou social dos estudantes. Nossa pesquisa parte de uma abordagem qualitativo-interpretativista e exploratória quanto aos seus objetivos. Nessa perspectiva, nós entrevistamos professores e estudantes e, a partir dos dados analisados, propomos alguns procedimentos didáticos para inserir, no planejamento e trabalho do professor de português, atividades práticas que envolvam a oralidade em diferentes situações discursivas. Partimos das reflexões teóricas a respeito da oralidade, principalmente, de Fávero, Andrade e Aquino (2002), Ventola (1979) e Marcuschi (2001). Pudemos observar que a dificuldade do professor de português em encontrar uma metodologia que melhor se adapte com diversidade etária da EPJA contribui diretamente para que as práticas em sala contemplem mais o texto escrito e pouco se faça para incluir a oralidade. Também verificamos que, mesmo partindo de uma abordagem simples, quando o trabalho com a oralidade se faz presente nas aulas, ele consegue desenvolver bem melhor a comunicação dos estudantes, ultrapassando, assim, o ambiente escolar. Deste modo, fica clara a importância de uma abordagem mais detalhada da oralidade, compreendendo-a como uma das modalidades da linguagem em uma relação não dicotômica com a escrita auxiliando, portanto, o estudante a transitar pelas diferentes situações discursivas e a desenvolver melhor a competência das práticas orais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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