Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVicente, Lisianne Matias Saraiva-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:55:06Z-
dc.date.available2016-09-26-
dc.date.available2018-12-06T12:55:06Z-
dc.date.issued2016-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12475-
dc.description.abstractTaking into account the context covered by the educational practice of Art?s Teaching in Brazil, the targeting of contents in detriment of subjects reality is still frequent. In this perspective, the final product is transmitted instead of the “knowledge of the process”. At this point, marked by the acceptance of pre-established messages, it?s noticeable the similarities with the Cultural Industry and the Mass Communication. Intending a critical-aesthetic self-training in the classroom by the approach from the subjects? universe, a material with large insertion among youth was selected: „selfies?. First, these self-portraits reflect mass and Cultural Industry?s logic aspects. On the other hand, they also include identity traits considering an absence of aesthetic composition, specific formulation (intentional and planned) at least at level of complexity and dynamics, characteristics of artistic realization. Through interaction in Theater Games and based on Richard Schechner conception of behaviour reconstruction, we seek the creation of performative frames: tensions and contradictions inherent to 'selfies' (identity, subjectivity and collectivity truth/illusion) in critical-aesthetic self-training of subjects inside the classroom. The perceived facts in this study case take us to various reflexive possibilities about educational practices on Theater?s Teaching and how Cultural Industry influences the creative processes proposed in Art Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2018-12-06T12:55:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal_artigo.pdf: 609074 bytes, checksum: 1b608f474fe903ffa69f8646009d7ebd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal_artigo.pdf: 609074 bytes, checksum: 1b608f474fe903ffa69f8646009d7ebd (MD5) Previous issue date: 2016-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectSelfiespt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectArte - ensinopt_BR
dc.subjectPráticas educativas - ensino - teatropt_BR
dc.subjectAuto-formação crítico-estética - sala de aulapt_BR
dc.subjectQuadros performáticospt_BR
dc.titleSelfie performática: instrumento cênico de prática na disciplina de teatro no ensino regularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoConsiderando o contexto percorrido pela prática educacional do ensino de Arte no Brasil, ainda é constante o direcionamento de conteúdos que muitas vezes não condiz com a realidade dos sujeitos. De acordo com esta perspectiva, transmite-se o produto final em lugar do “conhecimento do processo”. Neste ponto, marcado pela aceitação de mensagens pré-estabelecidas, nota-se semelhança com a Indústria Cultural e com a Comunicação de Massa. Tendo em vista a auto-formação crítico-estética em sala de aula pela abordagem do universo dos sujeitos, selecionou-se um material de ampla inserção entre os jovens: os 'selfies'. Em um primeiro momento, estes autorretratos refletem aspectos de massa e da lógica da Indústria Cultural. Por outro lado, também abrangem traços de identidade considerando-se certa ausência de composição estética, formulação específica (intencional e planejada) ao menos no nível de complexidade e dinâmica característicos das realizações artísticas. Por meio da interação em jogos teatrais e fundamentado na concepção da restauração do comportamento em Richard Schechner, buscamos a criação de quadros performáticos: tensões e contradições próprias dos ´selfies´ (identidade, subjetividade, coletividade e concepções de verdade/ilusão) na auto-formação crítico-estética dos sujeitos em sala de aula. Os fatos percebidos nesse estudo de caso nos remetem a várias possibilidades reflexivas acerca das práticas educativas no ensino de Teatro e como a Industria Cultural influencia os processos criativos propostos no Ensino da Arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal_artigo.pdfArquivo total Artigo594,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons