Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vicente, Lisianne Matias Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-06T12:55:06Z | - |
dc.date.available | 2016-09-26 | - |
dc.date.available | 2018-12-06T12:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12475 | - |
dc.description.abstract | Taking into account the context covered by the educational practice of Art?s Teaching in Brazil, the targeting of contents in detriment of subjects reality is still frequent. In this perspective, the final product is transmitted instead of the “knowledge of the process”. At this point, marked by the acceptance of pre-established messages, it?s noticeable the similarities with the Cultural Industry and the Mass Communication. Intending a critical-aesthetic self-training in the classroom by the approach from the subjects? universe, a material with large insertion among youth was selected: „selfies?. First, these self-portraits reflect mass and Cultural Industry?s logic aspects. On the other hand, they also include identity traits considering an absence of aesthetic composition, specific formulation (intentional and planned) at least at level of complexity and dynamics, characteristics of artistic realization. Through interaction in Theater Games and based on Richard Schechner conception of behaviour reconstruction, we seek the creation of performative frames: tensions and contradictions inherent to 'selfies' (identity, subjectivity and collectivity truth/illusion) in critical-aesthetic self-training of subjects inside the classroom. The perceived facts in this study case take us to various reflexive possibilities about educational practices on Theater?s Teaching and how Cultural Industry influences the creative processes proposed in Art Education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2018-12-06T12:55:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal_artigo.pdf: 609074 bytes, checksum: 1b608f474fe903ffa69f8646009d7ebd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-06T12:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal_artigo.pdf: 609074 bytes, checksum: 1b608f474fe903ffa69f8646009d7ebd (MD5) Previous issue date: 2016-06-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Selfies | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Arte - ensino | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas - ensino - teatro | pt_BR |
dc.subject | Auto-formação crítico-estética - sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Quadros performáticos | pt_BR |
dc.title | Selfie performática: instrumento cênico de prática na disciplina de teatro no ensino regular | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando o contexto percorrido pela prática educacional do ensino de Arte no Brasil, ainda é constante o direcionamento de conteúdos que muitas vezes não condiz com a realidade dos sujeitos. De acordo com esta perspectiva, transmite-se o produto final em lugar do “conhecimento do processo”. Neste ponto, marcado pela aceitação de mensagens pré-estabelecidas, nota-se semelhança com a Indústria Cultural e com a Comunicação de Massa. Tendo em vista a auto-formação crítico-estética em sala de aula pela abordagem do universo dos sujeitos, selecionou-se um material de ampla inserção entre os jovens: os 'selfies'. Em um primeiro momento, estes autorretratos refletem aspectos de massa e da lógica da Indústria Cultural. Por outro lado, também abrangem traços de identidade considerando-se certa ausência de composição estética, formulação específica (intencional e planejada) ao menos no nível de complexidade e dinâmica característicos das realizações artísticas. Por meio da interação em jogos teatrais e fundamentado na concepção da restauração do comportamento em Richard Schechner, buscamos a criação de quadros performáticos: tensões e contradições próprias dos ´selfies´ (identidade, subjetividade, coletividade e concepções de verdade/ilusão) na auto-formação crítico-estética dos sujeitos em sala de aula. Os fatos percebidos nesse estudo de caso nos remetem a várias possibilidades reflexivas acerca das práticas educativas no ensino de Teatro e como a Industria Cultural influencia os processos criativos propostos no Ensino da Arte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal_artigo.pdf | Arquivo total Artigo | 594,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons