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metadata.dc.type: TCC
Title: Aplicação do DMAIC para a redução do número de reclamações por itens defeituosos em uma indústria de embalagens
metadata.dc.creator: Figueiredo, Thais Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Luciano Costa
metadata.dc.description.resumo: No cenário corrente, observa-se a crescente exigência dos clientes, cada vez mais próximos de uma cultura de zero defeitos. Neste sentido, é evidente que o fornecedor que não acompanhar o ritmo corre o risco de ser substituído. Foi observado que resultados de pesquisas científicas apontam o DMAIC como uma metodologia satisfatória para a melhoria de processos e redução da variabilidade. Nesse contexto, o presente estudo parte do princípio de redução do número de produtos defeituosos para o aumento da satisfação do cliente em uma indústria de embalagens de papelão ondulado. A necessidade foi percebida a partir da inexistência de uma tendência de redução do número de reclamações de clientes na área de conversão e paletização de embalagens da empresa analisada. A suspeita é de que o motivo dessa estagnação seja a ausência de uma estrutura de investigação de causas raízes e a inexistência do acompanhamento das soluções implantadas. Neste sentido, a metodologia DMAIC foi aplicada para o desenvolvimento uma estrutura de orientação para a tratativa de relatórios técnicos (gerados a partir de lotes defeituosos) e desenvolvimento de plano de ação, além da sugestão de indicadores para o acompanhamento das melhorias. Os resultados trazem uma maior precisão na identificação da causa raiz dos defeitos e o fornecimento das diretrizes para o acompanhamento das ações implantadas, garantindo a melhoria contínua. Com esses ganhos, espera-se reduzir significativamente o número de RTs gerados.
Abstract: In the current scenario, it is noted an increasing clients demand for quality, getting closer to what could be a zero defects culture. In this sense, the supplier must follow the clients rhythm or suffer the consequences of being replaced. Scientific researches portray the DMAIC method as satisfactory for process improvement. In this context, this study is carried out in a corrugated packaging industry, the present study follows the perspective that customer satisfaction is increased by the reduction of defective products. Currently at the company, the number of customer complaints (registered as technical reports) from the conversion and palletization areas show no tendency for reduction. The reason for this stagnation is suspected to be both the absence of a methodology for root cause investigation and the lack of monitoring of the implanted solutions. Therefore, an improvement opportunity was identified and DMAIC methodology was applied to correct these flaws. The results bring a greater accuracy in identifying the root cause of defects, the structuring of indicators and guidelines for monitoring the implemented actions and establishment of continuous improvement. With these gains, a reduction of the number of technical reports is expected.
Keywords: Redução da variabilidade
Qualidade
Seis sigma
Reduction of variability
Quality
Six sigma
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia de Produção
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12508
Issue Date: 31-Oct-2018
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