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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Paula Regina de Moura França-
dc.date.accessioned2018-12-11T20:24:10Z-
dc.date.available2018-12-11-
dc.date.available2018-12-11T20:24:10Z-
dc.date.issued2017-02-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12568-
dc.description.abstractIn the educational context of accountability policies, it is necessary for scholar actors can reflect about educational indicators. In this sense, the appropriation of educational indicators by school teams can contribute to educational improvement in its broad sense, since from them; it is possible to monitor the results achieved and the obstacles to be overcome; as well as appealing to the funding agencies of education. The purpose of this search was to study the educational indicators and their implications in obtaining resources from development agencies. The development agencies monitor their investments through indicators that work like a compass, a fact that requires a broad understanding of them from those involved in the process. In methodological terms, it is a research delimited by qualitative approach, supported by descriptive typology. For goals achieve, the documentary research was used, method, and for their analysis, the content analysis technique. With research development, it was verified that there are many resources destined for education, however it necessary that scholar teams have knowledge about capturing them; as well as was evident that the work with educational indicators needs to be expanded among the teams as a way to enable the necessary improvements in contemporary education. As a final result, it was obtained a framework construction, in order to contribute to the scholar management to capture the necessary resources for educational quality improvement.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Everton Fernandes de Lima (evertonfernandeslima789@gmail.com) on 2018-12-11T20:24:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivofinal.pdf: 3930911 bytes, checksum: c66805fdc0001aa91931ea55b9fda55a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-11T20:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivofinal.pdf: 3930911 bytes, checksum: c66805fdc0001aa91931ea55b9fda55a (MD5) Previous issue date: 2017-02-06en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da informação e do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão de organizações escolarespt_BR
dc.subjectIndicadores em educaçãopt_BR
dc.subjectAgências de fomentopt_BR
dc.subjectManagement of information and knowledgept_BR
dc.subjectManagement of school organizationspt_BR
dc.subjectIndicators in educationpt_BR
dc.subjectDevelopment agenciespt_BR
dc.titleInformação estratégica: indicadores educacionais e os órgãos de fomentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Wagner Junqueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6762905361803183pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595275516241472pt_BR
dc.description.resumoNo contexto educacional das políticas de responsabilização (accountability), faz-se necessário que os atores escolares possam refletir sobre os indicadores educacionais. Nesse sentido, a apropriação dos indicadores educacionais por parte das equipes escolares pode contribuir para melhoria da educação em seu sentido amplo, já que a partir deles se pode monitorar os resultados alcançados e os entraves a serem vencidos; como também pleitear recursos junto às agências financiadoras da educação. A presente pesquisa teve como finalidade estudar os indicadores educacionais e suas implicações na obtenção de recursos junto às agências de fomento. Os órgãos de fomento monitoram seus investimentos através dos indicadores que funcionam como uma bússola, fato que exige dos envolvidos no processo o entendimento amplo dos mesmos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa delimitada pela abordagem de natureza qualitativa, respaldada pela tipologia descritiva. Para o alcance dos objetivos utilizou-se enquanto método, a pesquisa documental e para a análise dos mesmos, a técnica de análise de conteúdo. Com o desenvolvimento da pesquisa, verificou-se que existem muitos recursos destinados à educação, contudo carece que as equipes escolares tenham conhecimento acerca das formas de captação destes; bem como ficou evidente que o trabalho com indicadores educacionais necessita ser expandido dentre as equipes como forma de possibilitar as melhorias necessárias na educação contemporânea. Como resultado final, obteve-se a construção de um quadro, de forma a contribuir para a gestão escolar captar os recursos necessários a melhoria da qualidade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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