Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12604Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Martins Júnior, José Getúlio | - |
| dc.date.accessioned | 2018-12-12T21:12:23Z | - |
| dc.date.available | 2018-12-12 | - |
| dc.date.available | 2018-12-12T21:12:23Z | - |
| dc.date.issued | 2017-08-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12604 | - |
| dc.description.abstract | This research had the objective of reflecting and finding possibilities on how to work with images in Visual Arts Teaching (EAV) in a context of Inclusive Regular Education (ERI), in classrooms with students with and without Visual Impairment (DV). Through classroom experience, inclusive strategies were developed based on a relational approach (BOURRIAUD, 2009). The researcher joined with the Artist / Educator, configuring a work in which a/r/tography and action research are present (IRWIN, 2003). To deal with contradictions found along the way, it was taken as a theoretical contribution not only the principles involved in the complex thinking of Morin (2003), but his sensitive look at the question of the human condition. This study reflects a way forward, through the report of experience in the classroom in the Municipal School of Fundamental Education General Rodrigo Otávio (EMGRO) in the city of João Pessoa, state of Paraíba. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-12T21:12:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3503069 bytes, checksum: cebfe1b4fc01919093ccc6666438cc01 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-12T21:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3503069 bytes, checksum: cebfe1b4fc01919093ccc6666438cc01 (MD5) Previous issue date: 2017-08-30 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino de artes visuais | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Estética relacional | pt_BR |
| dc.subject | Arte/educador | pt_BR |
| dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
| dc.subject | Teaching visual arts | pt_BR |
| dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
| dc.subject | RelationalAesthetics | pt_BR |
| dc.subject | Art-educator | pt_BR |
| dc.subject | Visual impairment | pt_BR |
| dc.title | Artes visuais e educação inclusiva: uma abordagem relacional | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Robson Xavier da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3706411790927848 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5182825269311456 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo refletir e encontrar possibilidades sobre a questão de como trabalhar com imagens no Ensino de Artes Visuais (EAV) em um contexto da Educação Regular Inclusiva (ERI), em salas de aula com estudantes com e sem Deficiência Visual (DV). Por meio da experiência em sala de aula, foram desenvolvidas estratégias inclusivas, construídas a partir de uma abordagem relacional (BOURRIAUD, 2009). O pesquisador uniu-se com o Artista/Educador, configurando um trabalho em que a A/r/tografia e a pesquisa-ação se fazem presentes (IRWIN, 2003). Para lidar com contradições encontradas no caminho, foram tomados como aporte teórico não apenas os princípios envolvidos no pensamento complexo de Morin (2003), mas seu olhar sensível para a questão da condição humana. Este estudo reflete um caminho percorrido, através do relato de experiência em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio (EMGRO), na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
