Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins Júnior, José Getúlio-
dc.date.accessioned2018-12-12T21:12:23Z-
dc.date.available2018-12-12-
dc.date.available2018-12-12T21:12:23Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12604-
dc.description.abstractThis research had the objective of reflecting and finding possibilities on how to work with images in Visual Arts Teaching (EAV) in a context of Inclusive Regular Education (ERI), in classrooms with students with and without Visual Impairment (DV). Through classroom experience, inclusive strategies were developed based on a relational approach (BOURRIAUD, 2009). The researcher joined with the Artist / Educator, configuring a work in which a/r/tography and action research are present (IRWIN, 2003). To deal with contradictions found along the way, it was taken as a theoretical contribution not only the principles involved in the complex thinking of Morin (2003), but his sensitive look at the question of the human condition. This study reflects a way forward, through the report of experience in the classroom in the Municipal School of Fundamental Education General Rodrigo Otávio (EMGRO) in the city of João Pessoa, state of Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-12T21:12:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3503069 bytes, checksum: cebfe1b4fc01919093ccc6666438cc01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-12T21:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3503069 bytes, checksum: cebfe1b4fc01919093ccc6666438cc01 (MD5) Previous issue date: 2017-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstética relacionalpt_BR
dc.subjectArte/educadorpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTeaching visual artspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectRelationalAestheticspt_BR
dc.subjectArt-educatorpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.titleArtes visuais e educação inclusiva: uma abordagem relacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5182825269311456pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo refletir e encontrar possibilidades sobre a questão de como trabalhar com imagens no Ensino de Artes Visuais (EAV) em um contexto da Educação Regular Inclusiva (ERI), em salas de aula com estudantes com e sem Deficiência Visual (DV). Por meio da experiência em sala de aula, foram desenvolvidas estratégias inclusivas, construídas a partir de uma abordagem relacional (BOURRIAUD, 2009). O pesquisador uniu-se com o Artista/Educador, configurando um trabalho em que a A/r/tografia e a pesquisa-ação se fazem presentes (IRWIN, 2003). Para lidar com contradições encontradas no caminho, foram tomados como aporte teórico não apenas os princípios envolvidos no pensamento complexo de Morin (2003), mas seu olhar sensível para a questão da condição humana. Este estudo reflete um caminho percorrido, através do relato de experiência em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio (EMGRO), na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons