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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Elisângela Numeriano da-
dc.date.accessioned2018-12-13T12:35:29Z-
dc.date.available2018-12-07-
dc.date.available2018-12-13T12:35:29Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12611-
dc.description.abstractVulnerably social children serve as an incentive for drafting laws and projects that seek to minimize the risk factors to which they are exposed. Children in unfavorable and disruptive situations tend to develop certain behaviors, often aggressive as a form of defense. Many factors contribute to the classification of individuals as vulnerable subjects, such as low schooling, extreme poverty, involvement with drugs in the family, lack of affection and material. It is in the school that the student spends most of his time, and it is also in this environment where most of the conflicts and demonstrations of behaviors that may influence the learning and development of these individuals occur. Thus, we sought to know information about the learning of vulnerable children in a municipal nursery, with a qualitative research. Visits were carried out at the referred institution, with the purpose of knowing the routine of the same and creating a climate of familiarity with the members of the school body, in order to arouse their confidence. Subsequently, specific questionnaires for each group, semistructured, with related questions were applied with the teachers, parents and the school manager. With the questionnaires answered, the data were analyzed and it was observed that the management does not meet the requirements required by law in relation to professional training, but strives to efficiently meet the entire community. The parents and guardians of the students do not follow the children properly and do not go to school. Teachers seek ways to make the children aware, but they face many difficulties on a daily basis, thus compromising their work. Children have deficits in learning and can not keep up with the contents seen in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-12-13T12:35:29Z No. of bitstreams: 1 MENS13122018.pdf: 988614 bytes, checksum: 5146f30e89cdbfb605e4bcace1d1296a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T12:35:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENS13122018.pdf: 988614 bytes, checksum: 5146f30e89cdbfb605e4bcace1d1296a (MD5) Previous issue date: 2018-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOBRE VULNERABILIDADE SOCIAL E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE AREIA - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Cauby-
dc.description.resumoCrianças vulneravelmente sociais servem de incentivo pra elaboração de leis e projetos que pretendem minimizar os fatores de riscos aos quais são expostas. Crianças em situações desfavoráveis e perturbadoras tendem a desenvolver determinados comportamentos, muitas vezes agressivos como uma forma de defesa. Muitos são os fatores que contribuem para classificação de indivíduos como sujeitos vulneráveis, como a baixa escolaridade, extrema pobreza, envolvimento com drogas na família, carência afetiva e material. É na escola que o aluno passa a maior parte do seu tempo, e também é nesse ambiente onde ocorre a maior parte dos conflitos e demonstrações de comportamentos que podem influenciar na aprendizagem e desenvolvimento desses indivíduos. Dessa forma, buscou-se conhecer informações sobre a aprendizagem de crianças vulneráveis numa creche municipal, com uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas visitas na referida na instituição, com o intuito de conhecer a rotina da mesma e criar um clima de familiaridade com os integrantes do corpo escolar, a fim de despertar a confiança dos mesmos. Posteriormente, foram aplicados com os professores, pais e a gestora escolar, questionários específicos para cada grupo, semiestruturado, com questões correlacionadas ao tema. Com os questionários respondidos, os dados foram analisados e observou-se que a gestão não atende aos requisitos exigidos por lei em relação à formação profissional, mas se esforça para atender de maneira eficiente toda a comunidade. Os pais e responsáveis pelos alunos não fazem um acompanhamento adequado das crianças e não frequentam a escola. As professores, buscam meios de efetivar o conhecimento das crianças, mas enfrentam muitas dificuldades no dia a dia, comprometendo assim seu trabalho. As crianças apresentam déficits na aprendizagem e não conseguem acompanhar os conteúdos vistos em sala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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