Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriana Berto da-
dc.date.accessioned2018-12-13T13:52:52Z-
dc.date.available2018-12-11-
dc.date.available2018-12-13T13:52:52Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12616-
dc.description.abstractAttention deficit and hyperactivity disorder (ADHD) is considered by scholars as a neurological disorder. Throughout the centuries it has received several names and in the present day it is one of the most studied disorders. It arises during childhood, being able to accompany the child until adolescence. ADHD is diagnosed more often in the early years of early school, when the child begins to have difficulty staying focused and quiet. It has three subtypes and three different degrees, which can vary from mild to severe. Children with ADHD have guaranteed through declarations and treaties the right to school inclusion, as well as every child with special educational needs. The educator needs to develop teaching methodologies capable of making education inclusive, thus enabling the child with ADHD to participate in school activities. Thus, the objective of this bibliographic research is to provide didactic-pedagogical guidelines, specifically in biology teaching, that can assist the teacher in the development of his / her classes and in the learning process of children with ADHD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-12-13T13:52:52Z No. of bitstreams: 1 ABS13122018.pdf: 1013578 bytes, checksum: 49e9abb9eec81e95ce0df87755eadb4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T13:52:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABS13122018.pdf: 1013578 bytes, checksum: 49e9abb9eec81e95ce0df87755eadb4d (MD5) Previous issue date: 2018-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleUM OLHAR SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva-
dc.description.resumoO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é considerado por estudiosos como um transtorno neurológico. Ao longo dos séculos recebeu vários nomes e nos dias atuais é um dos transtornos mais estudados. Surge durante a infância, podendo acompanhar a criança até a adolescência. O TDAH é diagnosticado mais frequentemente nos primeiros anos da fase inicial da escola, período em que a criança começa a apresentar dificuldades em manter-se concentrada e quieta. Possui três subtipos e três graus diferentes, que podem variar do leve ao grave. As crianças com TDAH têm garantido através de declarações e tratados o direito a inclusão escolar, assim como toda criança com necessidades educacionais especiais. O educador precisa desenvolver metodologias de ensino capazes de tornar o ensino inclusivo, possibilitando assim que a criança com TDAH participe das atividades escolares. Assim, o objetivo desta pesquisa de caráter bibliográfico, é trazer orientações didático-pedagógica, especificamente no ensino de biologia, que possam auxiliar o professor no desenvolvimento de suas aulas e no processo de aprendizagem de crianças com TDAH.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABS13122018.pdf989,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.