Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeto, Manoel Morais da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-13T17:41:58Z-
dc.date.available2018-12-13-
dc.date.available2018-12-13T17:41:58Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12627-
dc.description.abstractThe present study sought to investigate the transfers of Union resources for the State University of Paraíba (UEPB), in the 2012-2017 period. Seeking to ensure the effectiveness of their public policies the Federal Government adopted as from 1988 with your citizen Constitution, decentralization of resources and included in your budget resources to social programs of its organs to It is transferred to the other Federation ones through voluntary transfers, that can be classified as covenants, terms of cooperation or transfer agreements. Through the publication of notices of these programs, interested managers may refer to the analysis of the budget authority, projects whose ultimate goal is aligned with the purpose of each program. So that these projects are concluded and, in fact, become covenants, it is necessary that several requirements are respected. Knowing that education is one of the strategic areas of the society and that's UEPB one of the main institutions of higher education in the State of Paraíba and in the Northeast region, emerged the need to investigate and detail in descriptive form the impact of the economic crisis faced by the country from 2015 on the TVUs for this institution. From the methodological point of view, to the achievement of its objectives, the study performed a documentary and descriptive research. As a main result found is the negative impact of the economic crisis of the period on scenario of TVUs, budget cuts, decrease in resources transferred and even shrinkage of fundamental assistance programs, factors that influenced negatively the transfers of these features to the UEPB, despite the tendency of recovery from 2016, in line with the economic recovery period.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Everton Fernandes de Lima (evertonfernandeslima789@gmail.com) on 2018-12-13T17:41:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2312174 bytes, checksum: 8fea99e3555d5b6e5e5b97a768b0fed3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T17:41:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2312174 bytes, checksum: 8fea99e3555d5b6e5e5b97a768b0fed3 (MD5) Previous issue date: 2018-06-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectTransferências voluntárias da uniãopt_BR
dc.subjectConvêniospt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectPublic managementpt_BR
dc.subjectVoluntary transfers of union.pt_BR
dc.subjectCovenantspt_BR
dc.subjectEconomic crisispt_BR
dc.titleTransferências voluntárias da união em tempos de crise: o caso da Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Emilia Maria da Trindade Prestes, Emilia Maria da Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104627122146105pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605931889169657pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo procurou investigar os repasses de recursos da União para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no período 2012-2017. Buscando garantir a efetividade de suas políticas públicas o Governo Federal adotou como medida, a partir de 1988 com sua Constituição cidadã, a descentralização de seus recursos e incluiu em seu orçamento recursos destinados a programas sociais de seus órgãos para que sejam transferidos a os outros entes da federação através de transferências voluntárias, que podem ser classificadas como convênio, termos de cooperação ou contratos de repasse. Através da publicação dos editais desses programas, os gestores interessados podem submeter à análise dos órgãos concedentes da verba, projetos cujo objetivo final esteja alinhado com o propósito de cada programa. Para que esses projetos sejam celebrados e, de fato, se tornem convênios, é necessário que vários requisitos sejam respeitados. Sabendo-se que a educação é umas das áreas estratégicas da sociedade e que a UEPB é umas das principais instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba e da região nordeste, surgiu a necessidade de se investigar e detalhar de forma descritiva os impactos da crise econômica enfrentada pelo país a partir de 2015 sobre as TVUs para esta instituição. Do ponto de vista metodológico, para o alcance de seus objetivos, o estudo realizou uma pesquisa documental e descritiva. Como principal resultado encontrado, destaca-se o impacto negativo da crise econômica do período sobre cenário das TVUs, evidenciando cortes orçamentários, queda de recursos transferidos e até mesmo encolhimento de programas fundamentais como a assistência estudantil, fatores que influenciaram negativamente os repasses desses recursos para a UEPB, apesar da tendência de recuperação a partir de 2016, em consonância com os dados de recuperação econômica do período.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons