Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Fernando Augusto Generino-
dc.date.accessioned2018-12-13T20:18:13Z-
dc.date.available2018-12-13-
dc.date.available2018-12-13T20:18:13Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12639-
dc.description.abstractThe present study intends to analyse the educational counter-reform from Michel Temer government, focusing on its ramifications for the physical education subject in secondary school. The political coup had some serious implications for economy, education and world of work, since deepening liberalness policy commanded by Michel Temer after Dilma Vana Roussef’s impeachment in 2016. As an education major action, the Provisional Measure 746/16 was approved by Government and also became law no.13415, dated 02/16/17. From the methodological point of view, the research embraced the dialectic method, while reinforced its qualitative, exploratory and document nature with a particular focus on political and philosophical counterreform foundations. This work reckoned on researches and research directory leaders from Physical Education area. The Secondary School’s counter-reform will get losses for youth education, ‘cause fragments knowledge and limits skills treated at school. The Physical Education historic advances are at risk into educational area, that provokes immediately needs as forceful positions to face up attacks against our knowledge area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-13T20:18:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2702725 bytes, checksum: 5480655dea5588917a8eb8fb61bed555 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T20:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2702725 bytes, checksum: 5480655dea5588917a8eb8fb61bed555 (MD5) Previous issue date: 2017-10-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectContrarreforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducation policypt_BR
dc.subjectSecondary school counter-reformpt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.titleA contrarreforma do ensino médio do Governo Michel Temer: a reorganização do projeto neoliberal e a desconstrução da educação física escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Hermida, Jorge Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8248237564361979pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar a contrarreforma educacional do Governo de Michel Temer, focando nos desdobramentos que a mesma traz para a disciplina de Educação Física no Ensino Médio. O golpe político teve implicações na economia, na educação e no mundo do trabalho, visto o aprofundamento da política neoliberal capitaneada por Michel Temer após o impeachment da presidenta Dilma Vana Rousseff. Uma das principais ações do governo em matéria educacional foi a aprovação Medida Provisória nº 746/16, convertida na Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adotou o método dialético, mesmo ressaltando sua natureza qualitativa, documental e exploratória, focando em particular nos fundamentos políticos e filosóficos que embasam a contrarreforma. O estudo contou com a participação de pesquisadores, líderes de diretórios de pesquisas, da área da Educação Física escolar. A Contrarreforma do Ensino Médio trará prejuízos a formação da juventude, pois fragmenta o conhecimento e restringe os saberes tratados na escola. Os avanços históricos da Educação Física no campo educacional estão ameaçados, o que provoca a necessidade imediata de um posicionamento contundente frente aos ataques destinados a nossa área de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons