Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Fernando Augusto Generino | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T20:18:13Z | - |
dc.date.available | 2018-12-13 | - |
dc.date.available | 2018-12-13T20:18:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12639 | - |
dc.description.abstract | The present study intends to analyse the educational counter-reform from Michel Temer government, focusing on its ramifications for the physical education subject in secondary school. The political coup had some serious implications for economy, education and world of work, since deepening liberalness policy commanded by Michel Temer after Dilma Vana Roussef’s impeachment in 2016. As an education major action, the Provisional Measure 746/16 was approved by Government and also became law no.13415, dated 02/16/17. From the methodological point of view, the research embraced the dialectic method, while reinforced its qualitative, exploratory and document nature with a particular focus on political and philosophical counterreform foundations. This work reckoned on researches and research directory leaders from Physical Education area. The Secondary School’s counter-reform will get losses for youth education, ‘cause fragments knowledge and limits skills treated at school. The Physical Education historic advances are at risk into educational area, that provokes immediately needs as forceful positions to face up attacks against our knowledge area. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-13T20:18:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2702725 bytes, checksum: 5480655dea5588917a8eb8fb61bed555 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-13T20:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2702725 bytes, checksum: 5480655dea5588917a8eb8fb61bed555 (MD5) Previous issue date: 2017-10-30 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Contrarreforma do ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Education policy | pt_BR |
dc.subject | Secondary school counter-reform | pt_BR |
dc.subject | School physical education | pt_BR |
dc.title | A contrarreforma do ensino médio do Governo Michel Temer: a reorganização do projeto neoliberal e a desconstrução da educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hermida, Jorge Fernando | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5339043311979485 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8248237564361979 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo objetiva analisar a contrarreforma educacional do Governo de Michel Temer, focando nos desdobramentos que a mesma traz para a disciplina de Educação Física no Ensino Médio. O golpe político teve implicações na economia, na educação e no mundo do trabalho, visto o aprofundamento da política neoliberal capitaneada por Michel Temer após o impeachment da presidenta Dilma Vana Rousseff. Uma das principais ações do governo em matéria educacional foi a aprovação Medida Provisória nº 746/16, convertida na Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adotou o método dialético, mesmo ressaltando sua natureza qualitativa, documental e exploratória, focando em particular nos fundamentos políticos e filosóficos que embasam a contrarreforma. O estudo contou com a participação de pesquisadores, líderes de diretórios de pesquisas, da área da Educação Física escolar. A Contrarreforma do Ensino Médio trará prejuízos a formação da juventude, pois fragmenta o conhecimento e restringe os saberes tratados na escola. Os avanços históricos da Educação Física no campo educacional estão ameaçados, o que provoca a necessidade imediata de um posicionamento contundente frente aos ataques destinados a nossa área de conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 2,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons