Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrestes, Felipe Augusto da Trindade-
dc.date.accessioned2018-12-13T20:20:57Z-
dc.date.available2018-12-13-
dc.date.available2018-12-13T20:20:57Z-
dc.date.issued2017-02-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12640-
dc.description.abstractThis master dissertation focuses on employees’ motivations and learning in outsourced telecommunications companies that work for NET in João Pessoa, Paraíba, Brazil, in order to perform with excellence, the tasks of telecommunications equipment installations, which are relevant to them. Companies in globalized world (and even current organizational literature guidelines) consider that any organization needs to have people motivated and empowered to competently perform their functions. Considering these demands and needs, which affect not only the quality of company’s production but also jeopardize the employee's own permanence in work, the research sought to know what conditions or circumstances capable of motivating the employee to perform what is requested and expected in their work routine. This, in order to offer NET and outsourced companies more solid answers and grants related to organizational strategies of human resources. Theoretical approaches considered the ideas of authors who worked on approaches about learning / training and motivation, with emphasis on learning and motivation for work. The research with exploratory and descriptive characteristics was based on organized statistical data and analyzed through graphs and tables. Questionnaires with open and closed questions were used to collect empirical data involving only those who work as cable TV installers. The data indicated that, in the specific case of this public of installation workers, because it is a service considered by the latter as routine and mechanical, schooling, although important, does not have a great influence on the performance and that the learning acquired through experience is more important; That the major motivational factors for learning and working properly are financial factors and managers and clients recognition.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Everton Fernandes de Lima (evertonfernandeslima789@gmail.com) on 2018-12-13T20:20:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1755996 bytes, checksum: bd564fd6b96a722639ece839ef3eeeff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T20:20:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1755996 bytes, checksum: bd564fd6b96a722639ece839ef3eeeff (MD5) Previous issue date: 2017-02-03en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolaridade e aprendizagenspt_BR
dc.subjectMotivações no trabalhopt_BR
dc.subjectEmpresas terceirizadas de instalações de TVpt_BR
dc.subjectSchooling and learningpt_BR
dc.subjectMotivations at workpt_BR
dc.subjectCompanies subcontracted to TV installationspt_BR
dc.titleMotivação e aprendizagem: a busca da excelência nos processos produtivos em organizações terceirizadas de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Maria De Salete Barboza De-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1826504425402618pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem como foco de estudo as motivações e as aprendizagens dos empregados de empresas terceirizadas de telecomunicações que operam à serviço da NET, em João Pessoa, Paraíba, Brasil, para desempenharem com níveis de excelência as tarefas de instalações de equipamentos de telecomunicações, que lhes são pertinentes. As empresas do mundo globalizado (e inclusive as atuais orientações da literatura organizacional) consideram a necessidade de, qualquer que seja a organização, dispor de pessoas motivadas e capacitadas para executar com competência suas funções. Considerando essas exigências e necessidades, que afetam não apenas a qualidade de produção das empresas como também colocam em risco a própria permanecia do empregado no trabalho, a pesquisa procurou saber quais as condições ou circunstancias capazes de motivar o empregado para o desempenho do que lhe é solicitado e esperado na sua rotina. Isto, com vistas oferecer a NET e as empresas terceirizadas respostas e subsídios mais sólidos relacionados com estratégias organizacionais dos recursos humanos. Os enfoques teóricos se referenciam pelas ideias de autores que estudam questões relacionadas com aprendizagens/capacitação e motivação, com ênfase nas aprendizagens e motivações para o trabalho. A pesquisa, com características exploratórias e descritivas, se baseou em dados estatísticos organizados e analisados através de gráficos e tabelas. Para a coleta dos dados empíricos foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas envolvendo apenas as pessoas que trabalham como instaladores de tv a cabo nas empresas que integraram o estudo. Os dados empíricos indicaram que os trabalhadores que participaram dessa investigação consideram que a escolaridade, apesar da sua importância, não é uma exigência maior para o tipo de serviço de instalação, devido as suas características rotineiras e mecânicas. Em contrapartida, as aprendizagens adquiridas nas práticas de trabalho – as experiências - são imprescindíveis. As motivações para as aprendizagens e para a realização de um trabalho de qualidade, concentram-se, principalmente, nos fatores financeiros e no reconhecimento dos superiores e dos clientes, ou seja, em condições objetivas e subjetivas do trabalho, concordando com as considerações e enfoques teóricos dos autores que referenciam as análises desta investigação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons