Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12641Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Noêmia Karina Araújo da | - |
| dc.date.accessioned | 2018-12-13T20:23:23Z | - |
| dc.date.available | 2018-12-13 | - |
| dc.date.available | 2018-12-13T20:23:23Z | - |
| dc.date.issued | 2017-02-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12641 | - |
| dc.description.abstract | The present research had the objective of studying the teacher perception about the project of Entrepreneurship as a Curriculum Component taught in the public High Schools of the State of Pernambuco, Brazil. For that, a qualitative research was carried out, with fifteen teachers from the Gerência Regional de Educação Recife Sul (Regional Management of Education - South Recife), using interviews to obtain the professional life experiences of each teacher. At the beginning of this research it was necessary to seek for theoretical references that subsidized basic concepts inherent to the central themes. In this sense, for the accomplishment of this study it was necessary to know the historical origin of the Entrepreneurship and its link with the formal education; also understanding its incorporation in the processes associated to the projects of the entrepreneurial education in the Pernambuco state, supported by the authors that board this innovative tendency in the school environment; beyond to outline a current panorama on High School teaching in Brazil and its restructuring in the State of Pernambuco, with basis on the contributions of Delors' 'Four Pillars of Education' (1998). After the interview, and using norms for the transcription, it was proceeded the analysis of the content of the testimonies given by the interviewed teachers. The results of the statements with similarities concerning to the professional experience showed the confrontations in the educational practice reported by the teachers involved in the project of educational entrepreneurship. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Everton Fernandes de Lima (evertonfernandeslima789@gmail.com) on 2018-12-13T20:23:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1372150 bytes, checksum: 120f3bf15ab45c91150b81ec19f6f0dc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-13T20:23:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1372150 bytes, checksum: 120f3bf15ab45c91150b81ec19f6f0dc (MD5) Previous issue date: 2017-02-06 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Empreendedorismo educacional | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Educação integral | pt_BR |
| dc.subject | Educational entrepreneurship | pt_BR |
| dc.subject | High school | pt_BR |
| dc.subject | Integral education | pt_BR |
| dc.title | A percepção docente acerca do componente curricular projeto de empreendedorismo ministrado no ensino médio público do estado de Pernambuco | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Wagner Soares Fernandes dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3028592314719374 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 13/12/2018 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa teve o objetivo de estudar a percepção docente acerca do componente curricular Projeto de Empreendedorismo ministrado no ensino médio público do Estado de Pernambuco. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa, com quinze docentes lotados na Gerência Regional de Educação Recife Sul, através da metodologia de entrevistas, que buscou obter as experiências de vida profissional de cada docente. No início da pesquisa foi necessário buscar referências teóricas que subsidiassem conceitos básicos inerentes às temáticas centrais. Nesse sentido, para a realização deste estudo tornou-se necessário conhecer a origem histórica do Empreendedorismo e o seu vínculo com a educação formal; entendendo também a sua incorporação nos processos associados aos projetos da educação empreendedora pernambucana, apoiados nos autores que abordam essa tendência inovadora no âmbito escolar; além de traçar um panorama atual sobre o Ensino Médio no Brasil e a sua reestruturação no Estado de Pernambuco à luz das contribuições dos "Quatro Pilares da Educação" de Delors (1998). Posteriormente à realização da entrevista e utilizando-se de normas para a transcrição foi feita a análise de conteúdo dos depoimentos dos docentes entrevistados. Os resultados dos depoimentos com similaridades em experiência profissional trazem à luz do conhecimento os enfrentamentos na prática educativa relatados pelos docentes envolvidos no projeto educacional de Empreendedorismo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
