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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12644
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Sérgio Andrade de-
dc.date.accessioned2018-12-13T20:43:51Z-
dc.date.available2018-12-13-
dc.date.available2018-12-13T20:43:51Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12644-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the education policy of Pernambuco, focusing especially on the Integral Education Program and the educational performance evaluation policy, within the political, managerial and neoliberal context of the management model All for Pernambuco. The study was developed through a methodological proposal based on a bibliographical and documentary research. This research was based on the theoretical-methodological framework of the Policy Cycle Approach (BALL, GOLD, 1992), with the use of the first two contexts of the original framework, i.e the context of influence and the context of the production of text. In addition, it was used as tools to subsidize the contextualization of educational policies, managerialism and peformativity (BALL, 2001; 2004; 2005). Based on this study, in relation to the educational policies of the Management Model All in Pernambuco, new forms of educational management guided by the managerial and neoliberal assumptions were verified. Specifically, in relation to the Integral Education Program, instituted by the All Management Model by Pernambuco, it was identified that this program adopts a managerial model of education focused on results, above all, regarding the goals of the IDEB and IDEPE. The evidence also pointed out that it is crossed by the presuppositions present in the Theory of Human Capital, that is, the formation of a suitable worker to promote economic development and satisfy the imperatives of capital accumulation. Regarding the policy of evaluation of educational performance, we verified the “implementation” of vertical evaluation models, focused on performance and crossed by accountability, meritocracy and performativity, where only the growth of the standardized large scale SAEPE/SAEB/PISA) and the achievement of the goals (IDEPE / IDEB) guarantee a “quality” education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-13T20:43:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 5641007 bytes, checksum: 01af0f1e1fdeb548c250497d0226b9b4 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectReforma neoliberal e gerencialpt_BR
dc.subjectModelo de gestão todos por Pernambucopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectPolíticas de avaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrograma de educação integralpt_BR
dc.subjectNeoliberal and managerial reformpt_BR
dc.subjectManagement model all by Pernambucopt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectEducational evaluation policiespt_BR
dc.subjectIntegral education programpt_BR
dc.titleEducação gerencial e avaliação de desempenho: um estudo sobre a política educacional do modelo de gestão todos por Pernambuco (2007-2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Angela Maria Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744082874190395pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1782053001116403pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar a política educacional pernambucana, focando especialmente no Programa de Educação Integral e na política de avaliação de desempenho educacional, no contexto político, gerencial e neoliberal do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco. O estudo desenvolveu-se mediante uma proposta metodológica fundamentada em uma pesquisa bibliográfica e documental. Esta investigação fundamentou-se no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992), com a utilização dos dois primeiros contextos do referencial original, ou seja, o contexto de influência e o contexto da produção de texto. Além disso, utilizou-se como ferramentas para subsidiar a contextualização das políticas educacionais o gerencialismo e a peformatividade (BALL, 2001; 2004; 2005). A partir desse estudo verificou-se, em relação as políticas educacionais do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, novas formas de gestão educacional norteadas pelos pressupostos gerenciais e neoliberais. Especificamente, em relação ao Programa de Educação Integral, instituído pelo Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, identificou-se que este programa adota um modelo gerencial de educação focado em resultados, sobretudo, no que concerne as metas do IDEB e IDEPE. As evidências, ainda, apontaram que ele é atravessado pelos pressupostos presentes na Teoria do Capital Humano, ou seja, de formação de um trabalhador adequado para promover o desenvolvimento econômico e satisfazer os imperativos de acumulação do capital. Com relação à política de avaliação de desempenho educacional, averiguou-se a “implementação” de modelos de avaliação verticalizados, focados no desempenho e atravessados pela responsabilização, meritocracia e performatividade, onde apenas o crescimento das notas das avaliações estandardizadas em larga escala (SAEPE/SAEB/PISA) e o alcance das metas (IDEPE/IDEB) garantem uma educação de “qualidade”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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