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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1264
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorALVES, Camila Augusta Lima-
dc.date.accessioned2016-09-23T23:33:43Z-
dc.date.available2016-09-23T23:33:43Z-
dc.date.issued2016-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1264-
dc.descriptionBusca trazer à luz discussões teóricas que envolvem o conceito de documento, objetivando compreendê-lo para além das clássicas concepções tratadas pelas principais disciplinas que o utilizam, em especial, a Arquivologia. Dentro do campo arquivístico o documento de arquivo seria aquele produzido e/ou recebido por uma instituição pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituindo elemento de prova ou informação. Este conceito foi institucionalizado no final do século XIX por Paul Otlet e Henri La Fontaine, quando criaram a Documentação, enquanto campo de conhecimento. Apresenta como objetivo perceber que o documento vai mais além que os tão somente tradicionais, carregados de valores administrativos, probatórios ou históricos, presentes em tradicionais suportes físicos: escrito, filmográfico, cartográfico, iconográfico. Apresenta como urdidura metodológica a pesquisa qualitativa, numa perspectiva de análise e interpretação das ideias de teóricos desta e de outras áreas, buscando suporte na pesquisa comparativa tendo em vista que partimos de uma investigação de conceitos. Conclui que compreender a ideia de documento significa entender sua história, situando-o enquanto produto de uma vontade, que seria a de informar ou a de se informar.pt_BR
dc.description.abstractSeeks to bring to light theoretical discussions involving the concept paper, in order to understand it beyond the classical concepts addressed by the major disciplines that use it, in particular, Archival. Within the archival field the record would be one produced and / or received by a public or private institution, in the exercise of their activities, providing evidence or information. This concept was institutionalized in the late nineteenth century by Paul Otlet and Henri La Fontaine, when they created the Documentation, as a field of knowledge. Its objective is to realize that the document goes further than solely traditional, charged with administrative, evidentiary or historical values present in traditional media: written, filmográfico, cartographic, iconographic. It presented as methodological warp qualitative research, with a view to analysis and interpretation of the theoretical ideas of this and other areas, seeking support in comparative research in order to set off an investigation of concepts. It concludes that understand the idea of a document means understanding its history, placing it as the product of a will, which would be to inform and to be informed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2016-09-23T23:33:43Z No. of bitstreams: 1 CALA230916.pdf: 563332 bytes, checksum: d829b05a4bfbf8903023d4fee67a9ee7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-23T23:33:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CALA230916.pdf: 563332 bytes, checksum: d829b05a4bfbf8903023d4fee67a9ee7 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa,;2015.-
dc.subjectDOCUMENTOpt_BR
dc.subjectHISTÓRIA DO DOCUMENTOpt_BR
dc.subjectCONCEITOS DE DOCUMENTOpt_BR
dc.titlePara além do documento: um estudo teórico sobre os conceitos de documentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoBusca trazer à luz discussões teóricas que envolvem o conceito de documento, objetivando compreendê-lo para além das clássicas concepções tratadas pelas principais disciplinas que o utilizam, em especial, a Arquivologia. Dentro do campo arquivístico o documento de arquivo seria aquele produzido e/ou recebido por uma instituição pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituindo elemento de prova ou informação. Este conceito foi institucionalizado no final do século XIX por Paul Otlet e Henri La Fontaine, quando criaram a Documentação, enquanto campo de conhecimento. Apresenta como objetivo perceber que o documento vai mais além que os tão somente tradicionais, carregados de valores administrativos, probatórios ou históricos, presentes em tradicionais suportes físicos: escrito, filmográfico, cartográfico, iconográfico. Apresenta como urdidura metodológica a pesquisa qualitativa, numa perspectiva de análise e interpretação das ideias de teóricos desta e de outras áreas, buscando suporte na pesquisa comparativa tendo em vista que partimos de uma investigação de conceitos. Conclui que compreender a ideia de documento significa entender sua história, situando-o enquanto produto de uma vontade, que seria a de informar ou a de se informar.-
Appears in Collections:CCSA - TCC - Arquivologia

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