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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12657
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Fábio Abrantes de-
dc.date.accessioned2018-12-14T17:44:56Z-
dc.date.available2018-12-14-
dc.date.available2018-12-14T17:44:56Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12657-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to contribute to the development of the management of the stricto sensu postgraduate class at the Federal University of Paraíba, through a survey of the legislation that regulates the sector within the UFPB. The importance of the subject is due to the fact that the stricto sensu graduate is seen as a central lever for the scientific and technological development of Brazil, needing to follow, discuss, understand and interfere in the national, regional and local realities. The University thus gains great importance for overcoming the present challenges, since it has multidisciplinary conditions to understand social and environmental phenomena from all angles and to point out the possible solutions. Little is known that the implementation of existing postgraduate management models and / or the transition to new models are engendered in legal frameworks originated in administrative law and may become possible obstacles to the elaboration or implementation of strategies that allow the modernization of the management, control of activities and evaluation of the results of the administration of that area in universities. In order to do so, a theoretical framework will be presented supporting the concepts of development as a historical phenomenon, planning as an essential function of the administration of a Federal Educational Institution, and also the legislation that regulates the stricto sensu postgraduate in the scope of UFPB, confronting it with national legislation, through descriptive research, using the inductive method of approach. Because it is a research whose nature is applied, it is one of its purposes the creation of a compendium on the legislation of the post-graduation stricto sensu in the UFPB, from 2002 to 2015, aiming to contribute with the Administration and the various actors involved with the various areas in the Institution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Everton Fernandes de Lima (evertonfernandeslima789@gmail.com) on 2018-12-14T17:44:56Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1049057 bytes, checksum: e9530b76da021f4c9346d2918cbd8e20 (MD5) Arquivototal_ANEXOS.pdf: 1333754845 bytes, checksum: b0a33b4fab0c904e1a44488c43ce8bbb (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectCompêndiopt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectCompendiumpt_BR
dc.titleMarco regulatório da pós-graduação stricto sensu na UFPB: balizas jurídicas ao desenvolvimento institucionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Isac Almeida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3412816427200150pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447101295601753pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho de pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da gestão da pós-graduação stricto sensu no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, através de levantamento da legislação que regulamenta o setor no âmbito da UFPB. A importância do tema se dá na medida em que a pós-graduação stricto sensu é vista como alavanca central para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, necessitando acompanhar, discutir, entender e interferir nas realidades nacional, regional e local. A Universidade ganha, assim, grande importância para a superação dos desafios presentes na atualidade, posto que possui condições multidisciplinares de entender os fenômenos sociais e ambientais, sob todos os ângulos, e apontar as possíveis soluções. Pouco se percebe que a execução dos modelos de gestão de pós-graduação existentes e/ou a transição para novos modelos estão engendrados em arcabouços legais originados no direito administrativo e podem se transformar em possíveis entraves à elaboração ou implementação de estratégias que permitam a modernização do gerenciamento, do controle de atividades e da avaliação dos resultados da administração daquela área nas universidades. Para tanto, será apresentado um marco teórico embasador dos conceitos de desenvolvimento como fenômeno histórico, planejamento enquanto função essencial à administração de uma Instituição Federal de Ensino, e igualmente a legislação que regulamenta a pós-graduação stricto sensu existente no âmbito UFPB, confrontando-a com a legislação nacional, através de pesquisa descritiva, utilizando-se do método indutivo de abordagem. Por se tratar de uma pesquisa cuja natureza é aplicada, constitui uma das suas finalidades a criação de compêndio sobre a legislação da pós-graduação stricto sensu na UFPB, no período de 2002 a 2015, visando contribuir com a Administração e os diversos atores envolvidos com as diversas áreas na Instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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