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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12660
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-14T18:16:02Z-
dc.date.available2018-12-14-
dc.date.available2018-12-14T18:16:02Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12660-
dc.description.abstractThe present study aimed at discussing the evaluation processes of higher education in the distance modality in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB). The research was developed through two phases: it was carried out a survey on the managers who make up the Directorate of Distance Education (EAD) of the IFPB. The second phase was performed through the use of questionnaires with the students of the higher courses in Administration (baccalaureate) and Literature (licenciate). The chosen instrument for data collection was the questionnaire, applied to the 04 managers and 107 students during the period in which the research was accomplished. In this research, the gaps in IFPB Distance Education were diagnosed, presenting a parameter through the positioning of managers and students regarding teaching-learning, structural and administrative management. In general, we approached a scale containing levels of satisfaction on the following items: teaching plan, interpersonal relationship, teacher training, center coordinator, course coordinator, facilities, laboratory for practical classes, opinions and suggestions, books and periodicals, teaching materials, homepages, technological resources, Moodle platform, educational materials, curricular content, library. The obtained results demonstrate that it is essential that the IFPB reconsider the aspects that ensure the continuity of the actions, redesigning procedures and academic-administrative and management processes, so that they conform to the capacity standards that condition the consolidation of Distance Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Everton Fernandes de Lima (evertonfernandeslima789@gmail.com) on 2018-12-14T18:16:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2730240 bytes, checksum: e3891d7396b61762d4d9f4cce4319a8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-14T18:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2730240 bytes, checksum: e3891d7396b61762d4d9f4cce4319a8f (MD5) Previous issue date: 2017-09-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectIFPBpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleTerritório virtual: experiências da avaliação do Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Da Paraíba (IFPB) para consolidação do ensino superior na modalidade a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4653690055014585pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por finalidade discutir acerca dos processos de avaliação do ensino superior na modalidade a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A pesquisa foi desenvolvida por meio de duas fases: realizou-se um levantamento dos gestores que compõem a Direção de Educação a Distância (EaD) do IFPB. A segunda fase foi operacionalizada mediante aplicação dos questionários com os discentes dos cursos superiores em Administração (bacharelado) e Letras (licenciatura). O instrumento escolhido para coleta de dados foi o questionário, aplicado aos 04 gestores e 107 alunos no período em que a pesquisa foi realizada. Diagnosticaram-se, nesta pesquisa, as lacunas existentes na EaD do IFPB, apresentando um parâmetro mediante o posicionamento dos gestores e alunos no que concerne ao ensino-aprendizagem, à gestão estrutural e administrativa. De maneira geral, abordamos uma escala contendo os níveis de satisfação sobre os seguintes itens: plano de ensino, relacionamento interpessoal, capacitação de professores, coordenador de polo, coordenador de curso, instalações, laboratório para aulas práticas, opiniões e sugestões, livros e periódicos, materiais didáticos, homepages, recursos tecnológicos, plataforma Moodle, materiais educacionais, conteúdos curriculares, biblioteca. Os resultados obtidos demonstram que é fundamental que o IFPB repense os aspectos que assegurem a continuidade das ações, redesenhando procedimentos e processos acadêmico-administrativos e de gestão, de maneira que se adequem aos padrões de capacidade que condicionam a consolidação da Educação a Distância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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