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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Iuri Miranda dos-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:24:45Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2018-12-18T18:24:45Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12700-
dc.description.abstractIn the last decade, two-wheeled electric vehicles have been built for applications in human mobility, mobile robotic applications, industrial conveyors and robots for home applications. This work presents the design and development of a twowheel electric vehicle controlled by a system based on a Fuzzy controller. A prototype was built with two DC motors coupled to the wheels of the vehicle, so the tires will be independently controlled but synchronized with the desired movement. The control system is feedback with the angular speeds of the motors, the driver's action on the vehicle's handlebar determines the reference speed and steering. The angular speeds of the motors and the angle of inclination of the handlebar are processed by a microcontroller. An electronic instrumentation system is applied to read the input variables and send the results to the output as a PWM signal to feed the motors. Sensors of rotary incremental encoder and MEMS gyro are used to measure the angular velocity and angle of inclination of the handlebar respectively. The power unit, too, was developed as an interface for the application of the PWM signal in the motors. A microcontrolled system was used for the purpose of managing the desired speed and direction of the vehicle. At the end, the driver's response to different pitch and yaw angles is presented, indicating by graphs the value of the angular velocities in RPM imposed by the controller. At the end, the control response is presented for different pitch and yaw angles, indicating by graphs the value of the angular velocities in RPM imposed by the controller.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-18T18:24:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3276536 bytes, checksum: 523756ea3e0b4894ff9309454b09d16a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-18T18:24:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3276536 bytes, checksum: 523756ea3e0b4894ff9309454b09d16a (MD5) Previous issue date: 2017-07-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectMotor CCpt_BR
dc.subjectControle fuzzypt_BR
dc.subjectPWMpt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectDC motorpt_BR
dc.subjectFuzzy controlpt_BR
dc.titleSistema de controle Fuzzy para veículo elétrico de duas rodaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Cícero da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4099240444291318pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Símplicio Arnald da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4563272840767814pt_BR
dc.description.resumoNa última década, veículos elétricos de duas rodas foram construídos para aplicações em mobilidade humana, aplicações em robótica móvel, transportadoras industriais e robôs para aplicações domésticas. Neste trabalho de pesquisa apresenta-se a concepção e desenvolvimento de um veículo elétrico de duas rodas, controlado por um sistema baseado em um controlador Fuzzy. Um protótipo foi construído com dois motores de corrente contínua acoplados às rodas do veículo, assim os pneus foram controlados independentemente, porém, sincronizados com o movimento desejado. O sistema de controle é retroalimentado com as velocidades angulares dos motores, e a atuação do condutor sobre o guidão do veículo determina a velocidade de referência e direcionamento. As velocidades angulares dos motores, e o ângulo de inclinação do guidão são processados por um microcontrolador. Um sistema de instrumentação eletrônico é aplicado para leitura das variáveis de entrada e envio dos resultados para saída em forma de um sinal PWM para alimentação dos motores. Sensores do tipo encoder incremental rotativo e giroscópio MEMS são utilizados para medição da velocidade angular e ângulo de inclinação do guidão respectivamente. A unidade de potência, foi desenvolvida como interface para aplicação do sinal PWM nos motores. Um sistema microcontrolado foi utilizado com a finalidade de gerenciamento da velocidade e direção desejada do veículo. Ao final apresenta-se a resposta do controlador para diferentes ângulos de arfagem e guinada, indicando por gráficos o valor das velocidades angulares em RPM imposta as rodas pelo controlador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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