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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Iuri Santos de-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:31:54Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2018-12-18T18:31:54Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12701-
dc.description.abstractThe arrival of the electric vehicles to Brazil will imply a great impact on the consumption of electric energy and the energy concessionaires will have to adapt to this new scenario. In this work is considered a participation of electric vehicles using a distribution network to recharges through the concessionaire of electric energy distribution. Considering the behavior of ordinary users, the network voltage levels during vehicle loading are checked. Since a new power demand can compromise the voltage levels of the secondary grid, it is proposed a method of voltage control of the secondary grid considering the voltage prediction. A prediction has occurred through past voltage information, and the voltage control is performed to avoid exceeding permitted limits. The performance of the control can occur either through the switching the tap of electric distribution transformers or through the energy injection by the energy storage. The results prove that the prediction technique based on least squares methods is quite efficient and showed satisfactory results of the voltage control in the quasistatic regime.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-12-18T18:31:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6284810 bytes, checksum: 505d28130bd33ceebe8bfb7cdaf42a97 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-18T18:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6284810 bytes, checksum: 505d28130bd33ceebe8bfb7cdaf42a97 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes inteligentespt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectPrevisão de tensãopt_BR
dc.subjectControle de tensãopt_BR
dc.subjectComutador de derivação em cargapt_BR
dc.subjectSmart gridspt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectVoltage predictionpt_BR
dc.subjectVoltage controlpt_BR
dc.subjectOn-load tap-changerpt_BR
dc.titleControle de tensão em sistemas de distribuição considerando a inserção de veículos elétricos e qualificação apresentada ao programa de póspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Yuri Percy Molina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2340781002764990pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768170704791011pt_BR
dc.description.resumoA chegada dos veículos elétricos para Brasil implicará num grande impacto no consumo de energia elétrica e as concessionárias de energia terão que se adequar a este novo cenário. Neste trabalho é considerado a participação de veículos elétricos utilizando uma rede de distribuição para fazer as recargas por meio da rede elétrica da concessionária de energia. Tomando como referência o comportamento dos usuários comuns, é constatado os níveis de tensão da rede durante o carregamento dos veículos. Como a nova demanda de potência pode comprometer nos níveis de tensão da rede secundária, é proposto um método de controle de tensão da rede secundária considerando a previsão da tensão. A previsão ocorre por meio das informações de tensões passadas, e o controle da tensão é realizado evitando uma ultrapassagem dos limites permitidos. A atuação do controle pode ocorrer tanto por meio da comutação dos taps dos transformadores da rede de distribuição elétrica quanto pela da injeção de potência dos armazenadores de energia. Os resultados comprovam que a técnica de previsão baseado nos métodos de mínimos quadrados é bastante eficiente e mostrou resultados satisfatórios na utilização do controle de tensão em regime quase estático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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