Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Edmilson Ferreira dos-
dc.date.accessioned2019-01-04T20:32:38Z-
dc.date.available2019-01-04-
dc.date.available2019-01-04T20:32:38Z-
dc.date.issued2017-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12800-
dc.description.abstractThis study proposes to talk about the challenge in the cantoria de repente and brings the discussion to contemporaneity. It discusses how the activity of the repentistas has adapted to the new technological apparatuses and how this new reality modifies the professional posture of these artists and implements new strategies of performance on stage and behind the scenes. It shows how professional and amateur improvisers, through portable devices, reproduce, virtually, the challenges, maintaining as reference base the traditional festivals of repentistas. These same technological artifacts that expand the frontiers of exposure of artistic work become tools of control of their activities. Cantorias are usually recorded in audio and / or video and many of them happen with live broadcast, through radio, WhatsApp and related apps, which broaden the inspection looks for consecration of repentistas and inhibition of repetistas. This work is anchored in the study of social practices in order to understand the phenomena inherent in the performance of the repentistas in front of the active participation of the listeners of their poetic making in various production and diffusion contexts. Therefore, internal and external questions to the activity of the repentistas are discussed, considering the importance of the challenge, the interference of the technology, and the listener's performance in the contemporary format of the cantoria de repente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-04T20:32:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4617786 bytes, checksum: 8662ce39636e8869cc332ee77bda19ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-04T20:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4617786 bytes, checksum: 8662ce39636e8869cc332ee77bda19ff (MD5) Previous issue date: 2017-08-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCantoria de repentept_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subjectRepentistapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectChallengept_BR
dc.subjectContemporaneitypt_BR
dc.titleDesafio no repente: a poética da cantoria na contemporaneidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Beliza Áurea de Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302760040087237pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798927155030541pt_BR
dc.description.resumoO estudo aqui proposto trata do desafio na cantoria de repente e traz a discussão para a contemporaneidade. Discute como a atividade dos repentistas tem se adaptado aos novos aparatos tecnológicos e de que forma essa nova realidade modifica a postura profissional desses artistas e implementa novas estratégias de atuação no palco e nos bastidores. Mostra como improvisadores profissionais e amadores, através de aparelhos portáteis, reproduzem, virtualmente, as pelejas, mantendo como base referencial os tradicionais festivais de repentistas. Esses mesmos artefatos tecnológicos que ampliam as fronteiras de exposição do trabalho artístico tornam-se ferramentas de controle das suas atividades. Cantorias geralmente são gravadas em áudio e/ou vídeo e muitas delas acontecem com transmissão ao vivo, através de rádio, WhatsApp e aplicativos afins, que ampliam os olhares fiscalizadores para consagração de repentistas e inibição de repetistas. Este trabalho ancora-se no estudo de práticas sociais visando compreender os fenômenos inerentes à performance dos repentistas frente à participação ativa dos receptores do seu fazer poético em variados contextos de produção e difusão. Discute, portanto, questões internas e externas à atividade dos repentistas, considerando a importância do desafio, a interferência da tecnologia, e a atuação do ouvinte no formato contemporâneo da cantoria de repente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons