Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorat, Camille-
dc.date.accessioned2019-01-07T19:08:19Z-
dc.date.available2019-01-07-
dc.date.available2019-01-07T19:08:19Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12808-
dc.description.abstractCette recherche met en avant le cheminement de l‟artiste Gilvan Samico afin d‟arriver à l‟esthétique mytho-magique de sa gravure qu‟il définira à la fin des années 60 jusqu‟à sa mort. A travers une perspective historique, ce mémoire apporte un regard anthropologique sur l‟interprétation de son œuvre et permet de situer Samico au sein du paysage artistique brésilien. Le premier chapitre de cette recherche retrace le parcours du jeune Samico de l‟enfance, de son passage à l‟« Atelier Coletivo », jusqu‟à sa formation artistique avec les deux grands maîtres brésiliens de la gravure expressionniste Lívio Abramo et Oswaldo Goeldi. Le deuxième chapitre se questionne sur l‟influence du Mouvement Armorial sur la production de Samico, qui va s‟exprimer à travers une volonté de d‟apporter à son art un caractère brésilien dès le milieu des années 1960. Après décrire les fondements du Mouvement Armorial, nous nous questionnerons sur la définition d‟un art dit « typiquement brésilien », sur la technique de la xylographie (gravure sur bois) entre art et artisanat et sur la notion de culture populaire et de culture érudit. Le troisième chapitre tente d‟analyser l‟imaginaire mytho-magique de la gravure de Samico qu‟il va définir au milieu des années 1960 et qu‟il utilisera jusqu‟à la fin de sa carrière. Cette partie définie le travail de Samico selon la définition du narrateur de Walter Benjamin, et décrit des images agissant comme narratives possédant un message universel. Enfin, la dernière partie de cette recherche fera l‟analyse comparée entre les légendes du livre « Mémoire du Feu » d‟Eduardo Galeano et huit gravures de Samico réalisées à la fin de sa carrière.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-07T19:08:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6272697 bytes, checksum: bbd27ba3e71778a5fc1871a9581b00d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-07T19:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6272697 bytes, checksum: bbd27ba3e71778a5fc1871a9581b00d2 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectGilvan Samicopt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectMemória do fogopt_BR
dc.subjectEduardo Galeanopt_BR
dc.subjectCulture populairept_BR
dc.subjectHybridismept_BR
dc.subjectMythologiept_BR
dc.subjectMémoire du feupt_BR
dc.titleA linguagem simbólica de Gilvan Samico e a influência da obra de Eduardo Galeano na sua xilogravurapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Carlos Newton de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2124060043624031pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2989162640245608pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa destaca o percurso do artista Gilvan Samico para alcançar a estética mito-mágica de suas xilogravuras, que definirá sua poética do final dos anos 60 até sua morte. Através de uma perspectiva histórica, este trabalho fornece um olhar antropológico da interpretação da sua produção e permite situar Samico no cenário da arte brasileira. O primeiro capítulo deste trabalho traça a carreira do jovem Samico, da infância ao seu tempo no Atelier Coletivo e a sua formação artística com os dois grandes mestres da gravura expressionista: Lívio Abramo e Oswaldo Goeldi. O segundo capítulo questiona a influência do movimento armorial na produção de Samico, que se expressa através de uma vontade de "brasilidade" a partir de meados da década de 1960. Depois de descrever os fundamentos do movimento armorial, buscou-se questionar a definição de uma arte dita “tipicamente brasileira” e discutir a técnica da xilogravura, entre arte e artesanato, e o conceito de cultura popular e cultura erudita. O terceiro capítulo procura analisar o imaginário mito-mágico da produção artística de Samico, a partir de meados dos anos 1960 até o fim de sua carreira. Nessa parte, procurou-se definir o trabalho de Samico através da concepção conceitual de Walter Benjamin sobre o Narrador, descrevendo imagens como narrativas contendo uma mensagem universal. O quarto e último capitulo trará a análise comparativa entre as lendas do livro Memória do Fogo de Eduardo Galeano e oito gravuras de Samico no final de sua carreira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total6,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons