Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Juliana Goldfarb de-
dc.date.accessioned2019-01-08T12:41:37Z-
dc.date.available2018-04-02-
dc.date.available2019-01-08T12:41:37Z-
dc.date.issued2015-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12815-
dc.description.abstractThis paper aims to verify the pornographic character and, especially post-pornographic in Porno pop pocket, written by Paula Taitelbaum in 2004 and published by L&PM Publisher. The book is formed by eighty-one poems, none of them receives title – giving idea of continuity – and the sexual content is the conductive wire of them all. The title suggests the relationship betwen pornoghaphy (porno) and market (pop pocket), but the composition through the poetic genre and female authorship transgresses what is usually expected from a pornographic text, ie a narrative built with merely excitatory purposes which is writen and producted by men. Even so, postpornography is a political, artistic and sexual movement, that uses the hegemonic pornography to denature their gender relationships and power. Desires considered abject are put in the Center, as anal sex, prostitution for pleasure or use of dildo, themes that also permeates the work of Paula Teitelbaum. In this sense, I divided the work into two parts, first I seek to understand what pornography is and how it has been developed in our society, in the second part I reflected on pornography through a gender perspective, wondering how women tend be represented and what pornographies resists to the hegemonic model, including Porno pop pocket. To perform such analysis, I primarily used theoretical pornography, as Hunt (1999), Maingueneau (2010) and Moraes & Lapeiz (1984) and scholars of the post-pornography, as Preciado (2014) and Ramos (2015).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-08T12:41:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2098580 bytes, checksum: 93e741f9b6a4abeb830f9767d2da6bc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-08T12:41:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2098580 bytes, checksum: 93e741f9b6a4abeb830f9767d2da6bc4 (MD5) Previous issue date: 2015-08-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaula Taitelbaumpt_BR
dc.subjectPoesia pornográficapt_BR
dc.subjectPós-pornografiapt_BR
dc.subjectCrítica feministapt_BR
dc.subjectPornographic poetrypt_BR
dc.subjectPost-pornoghaphypt_BR
dc.subjectFeminist critiquept_BR
dc.subjectPornografia - pop pocketpt_BR
dc.titleAs rimas do sexo: a poética (pós)pornográfica em porno pop pocket, de Paula Taitelbaumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575989061010448pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1879638050690989pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo verificar o caráter pornográfico e, sobretudo, póspornográfico em Porno pop pocket, escrito por Paula Taitelbaum em 2004 e publicado pela editora L&PM. O livro é constituído por oitenta e um poemas e nenhum deles recebe título – dando ideia de continuidade – e o conteúdo sexual é o fio-condutor de todos eles. O título da obra sugere a relação entre pornografia (porno) e mercado (pop pocket), mas a composição através do gênero poético e da autoria feminina transgride o que costuma se esperar de um texto pornográfico, isto é: uma narrativa construída para fins meramente excitatórios e que é escrita e produzida para homens. Assim também, a pós-pornografia é um movimento político, artístico e sexual, que se utiliza da pornografia hegemônica para desnaturalizar suas relações de gênero e poder. Os desejos considerados abjetos são colocados no centro, como o sexo anal, a prostituição por prazer ou a utilização de dildo, temas que também permeiam a referida obra de Paula Taitelbaum. Nesse sentido, divido o trabalho em duas partes, em que a primeira eu busco entender o que é a pornografia e como ela se desenvolveu em nossa sociedade, e na segunda reflito sobre a pornografia através de um enfoque de gênero, pensando como as mulheres costumam ser representadas e quais as pornografias que resistem ao modelo hegemônico, incluindo Porno pop pocket. Para realizar tal análise, utilizo, sobretudo, teóricas(os) da pornografia, como Hunt (1999), Maingueneau (2010) e Moraes & Lapeiz (1984), e estudiosas(os) da pós-pornografia, como Preciado (2014) e Ramos (2015).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons