Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12815Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Juliana Goldfarb de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-01-08T12:41:37Z | - |
| dc.date.available | 2018-04-02 | - |
| dc.date.available | 2019-01-08T12:41:37Z | - |
| dc.date.issued | 2015-08-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12815 | - |
| dc.description.abstract | This paper aims to verify the pornographic character and, especially post-pornographic in Porno pop pocket, written by Paula Taitelbaum in 2004 and published by L&PM Publisher. The book is formed by eighty-one poems, none of them receives title – giving idea of continuity – and the sexual content is the conductive wire of them all. The title suggests the relationship betwen pornoghaphy (porno) and market (pop pocket), but the composition through the poetic genre and female authorship transgresses what is usually expected from a pornographic text, ie a narrative built with merely excitatory purposes which is writen and producted by men. Even so, postpornography is a political, artistic and sexual movement, that uses the hegemonic pornography to denature their gender relationships and power. Desires considered abject are put in the Center, as anal sex, prostitution for pleasure or use of dildo, themes that also permeates the work of Paula Teitelbaum. In this sense, I divided the work into two parts, first I seek to understand what pornography is and how it has been developed in our society, in the second part I reflected on pornography through a gender perspective, wondering how women tend be represented and what pornographies resists to the hegemonic model, including Porno pop pocket. To perform such analysis, I primarily used theoretical pornography, as Hunt (1999), Maingueneau (2010) and Moraes & Lapeiz (1984) and scholars of the post-pornography, as Preciado (2014) and Ramos (2015). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-08T12:41:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2098580 bytes, checksum: 93e741f9b6a4abeb830f9767d2da6bc4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-08T12:41:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2098580 bytes, checksum: 93e741f9b6a4abeb830f9767d2da6bc4 (MD5) Previous issue date: 2015-08-12 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Paula Taitelbaum | pt_BR |
| dc.subject | Poesia pornográfica | pt_BR |
| dc.subject | Pós-pornografia | pt_BR |
| dc.subject | Crítica feminista | pt_BR |
| dc.subject | Pornographic poetry | pt_BR |
| dc.subject | Post-pornoghaphy | pt_BR |
| dc.subject | Feminist critique | pt_BR |
| dc.subject | Pornografia - pop pocket | pt_BR |
| dc.title | As rimas do sexo: a poética (pós)pornográfica em porno pop pocket, de Paula Taitelbaum | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1575989061010448 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1879638050690989 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo verificar o caráter pornográfico e, sobretudo, póspornográfico em Porno pop pocket, escrito por Paula Taitelbaum em 2004 e publicado pela editora L&PM. O livro é constituído por oitenta e um poemas e nenhum deles recebe título – dando ideia de continuidade – e o conteúdo sexual é o fio-condutor de todos eles. O título da obra sugere a relação entre pornografia (porno) e mercado (pop pocket), mas a composição através do gênero poético e da autoria feminina transgride o que costuma se esperar de um texto pornográfico, isto é: uma narrativa construída para fins meramente excitatórios e que é escrita e produzida para homens. Assim também, a pós-pornografia é um movimento político, artístico e sexual, que se utiliza da pornografia hegemônica para desnaturalizar suas relações de gênero e poder. Os desejos considerados abjetos são colocados no centro, como o sexo anal, a prostituição por prazer ou a utilização de dildo, temas que também permeiam a referida obra de Paula Taitelbaum. Nesse sentido, divido o trabalho em duas partes, em que a primeira eu busco entender o que é a pornografia e como ela se desenvolveu em nossa sociedade, e na segunda reflito sobre a pornografia através de um enfoque de gênero, pensando como as mulheres costumam ser representadas e quais as pornografias que resistem ao modelo hegemônico, incluindo Porno pop pocket. Para realizar tal análise, utilizo, sobretudo, teóricas(os) da pornografia, como Hunt (1999), Maingueneau (2010) e Moraes & Lapeiz (1984), e estudiosas(os) da pós-pornografia, como Preciado (2014) e Ramos (2015). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
