Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12832
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Fernanda Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T15:38:39Z | - |
dc.date.available | 2018-05-18 | - |
dc.date.available | 2019-01-08T15:38:39Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12832 | - |
dc.description.abstract | The aim of this thesis is to analyze bike activism as a moral experience by undertaking fieldwork in Recife, a city that currently presents all the typical urban mobility symptomatic problems. In order to do so, it was necessary to explore how is the bike activist experience constructed in a city dominated by the automobile culture, paying special attention to how they articulate their values while fighting against a „car-o-cracy‟ in search of building a fairer society with „more love and less engines‟. Changes in modes of transportation is presented as an alternative to the transit problems as well as an alternate behavior for citizens compromised to maintaining the values that where lost in the metropolis: respect, love and freedom. Therefore, through interviews and participant observation of a group of bike activists, the examination will focus on the process of building a moral code that reinvents the experience of the city and transforms transportation into a form of virtue, especially regarding the types of actions this new code requires from its participants. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-08T15:38:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3238485 bytes, checksum: 58bc8b7bc31560f45d790f55dbe938e0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-08T15:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3238485 bytes, checksum: 58bc8b7bc31560f45d790f55dbe938e0 (MD5) Previous issue date: 2014-07-14 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Moralidade | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject | Virtudes | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Morality | pt_BR |
dc.subject | Bicycles | pt_BR |
dc.subject | Virtues | pt_BR |
dc.subject | Cicloativismo - Recife | pt_BR |
dc.subject | Experiência moral - cicloativismo | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title | Os novos cidadãos da metrópole: um estudo sobre a experiência moral dos cicloativistas na cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Simone Magalhães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1833114674355841 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3928475624416014 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o cicloativismo como experiência moral a partir de uma pesquisa de campo realizada na cidade do Recife, que apresenta todos os sintomas de uma cidade marcada pelo problema da mobilidade urbana. Buscou-se entender como, numa sociedade predominantemente marcada pela cultura do automóvel, se constrói a experiência de „cicloativista‟, especialmente, como se elaboram os valores de um grupo que tenta combater a chamada carrocracia, em busca uma sociedade mais justa, com „mais amor e menos motor‟. O processo de mudança de meio de transporte ou modal se constitui, além de uma alternativa ao problema do trânsito, como caminho alternativo para o cidadão comprometido com valores que supostamente teriam se perdido na metrópole: respeito, amor e liberdade. Assim, a partir de entrevistas e observação participante junto a um grupo de cicloativistas, é discutido o processo de constituição de um código moral que reinventa a experiência de cidade e transforma o transporte numa forma de virtude, especialmente, as ações que a adoção desse novo código requer de seus participantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 3,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons