Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1289Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Josildo dos Santos. | - |
| dc.date.accessioned | 2016-09-26T18:31:57Z | - |
| dc.date.available | 2016-09-26T18:31:57Z | - |
| dc.date.issued | 2016-09-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1289 | - |
| dc.description.abstract | This study analyzes the concept of territory in the design of geography teachers and didactic books of the 7th to 9th grade of elementary school in the town of Bayeux-PB at City Elementary School John Fernandes de Lima. The same had the following objectives: to identify the teaching knowledge about territory and its correlation with the textbook of geography, investigated from the teaching resources used by teachers to introduce the concept of territory in the repertoire of students. To be able to achieve these objectives it was necessary to develop a geographical survey in three complementary moments, the literature review, the desk research and field research. The theoretical foundations were anchored in a critical perspective on the following authors: Haesbert (2007), Raffestin (1993), Souza (2003), Saquet (2009), among other authors investigating the concept of territory in contemporary times. From the field research was possible to understand that the concept of territory should be worked in the classroom taking into account the different territories of which students belong in which they build their daily lives, individually or in groups. From this perspective, it is clear that the demands on geography teaching require a focused work for geographic learning of the student, the teacher's work is therefore to make it possible for student learning, this means that the central subject of teaching is students with their cognitive process, and the teacher's role is that of mediation. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Antonio Valentim (carloshot85@gmail.com) on 2016-09-26T18:31:57Z No. of bitstreams: 1 JSS26092016.pdf: 911453 bytes, checksum: 82f7540cafa5417479eb816b6ae98630 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-26T18:31:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSS26092016.pdf: 911453 bytes, checksum: 82f7540cafa5417479eb816b6ae98630 (MD5) | en |
| dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, PB:2015. | - |
| dc.subject | Território | pt_BR |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da geografia | pt_BR |
| dc.subject | Territory | - |
| dc.subject | Geography teaching and learning | - |
| dc.title | O conceito de território: Uma análise da concepção dos professores do ensino fundamental no município de Bayeux-PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Maria de Fátima Ferreira. | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho analisamos o conceito de Território na concepção dos professores de geografia e nos livros didáticos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental no município de Bayeux-PB na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes de Lima. O mesmo teve como objetivos específicos: identificar os saberes docentes sobre Território e sua correlação com o livro didático de geografia, investigados a partir dos recursos didáticos utilizados pelos professores ao introduzirem o conceito de Território no repertório dos discentes. Para conseguirmos alcançar tais objetivos foi necessário desenvolver uma pesquisa geográfica em três momentos complementares, a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Os fundamentos teóricos foram ancorados numa perspectiva crítica nos seguintes autores: Haesbert (2007), Raffestin (1993), Souza (2003), Saquet (2009), dentre outros autores que investigam o conceito de território na contemporaneidade. A partir da pesquisa de campo foi possível compreender que o conceito de Território deve ser trabalhado em sala de aula levando em consideração os diferentes territórios dos quais os alunos fazem parte, nos quais eles constroem seu cotidiano, individualmente ou em grupos. Nessa perspectiva, é evidente que as demandas atuais para o ensino de geografia exigem um trabalho voltado para a aprendizagem geográfica do aluno, o trabalho do professor consiste, pois, em tornar possível a aprendizagem do aluno, isso significa que o sujeito central do ensino é o aluno com seu processo cognitivo, e o papel do professor é o da mediação. | - |
| dc.publisher.department | Geociências | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Geografia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSS26092016.pdf | 890,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
