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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNilo, Priscila Farias-
dc.date.accessioned2019-01-10T20:58:08Z-
dc.date.available2019-01-10-
dc.date.available2019-01-10T20:58:08Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12902-
dc.description.abstractThe high viscosity heavy oil transport is one of the main technological challenges for the oil industry, which is explained by the high loss of load caused by the friction between the oil and the pipe wall. Thus, the present work presents a numerical study for the transport of water and heavy oil in horizontal pipe with a nozzle meter, using the core annular flow technique using the commercial software ANSYS CFX 15.0. The multiphase mixture mathematical model was used for two-phase water-oil flow, 3D, transient, isothermal, with the oil flowing in laminar regime and water in turbulent regime, in which the turbulence model k - e was chosen. In this perspective, the velocity, the pressure drop and the volumetric fraction for each phase are analyzed in the results. The water surrounding the oil core flowing in the central region of the pipe was observed, reproducing the core annular flow, which resulted in a reduction in the pressure drop. The results were compared with experimental data available in the literature, and a good agreement was found between them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-10T20:58:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2273071 bytes, checksum: 8541cd88043530b5ea684d071f841092 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-10T20:58:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2273071 bytes, checksum: 8541cd88043530b5ea684d071f841092 (MD5) Previous issue date: 2017-12-19en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectÓleo pesadopt_BR
dc.subjectCore-flowpt_BR
dc.subjectQueda de pressãopt_BR
dc.subjectMedidor por bocalpt_BR
dc.subjectHeavy oilpt_BR
dc.subjectPressure droppt_BR
dc.subjectNozzle meterpt_BR
dc.titleEstudo numérico do escoamento bifásico óleo-água aplicado em duto horizontal, utilizando a técnica “core annular flow”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Gilberto Augusto Amado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4921331161781258pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3360855011587923pt_BR
dc.description.resumoO transporte de óleo pesado é um dos principais desafios tecnológicos para a indústria petrolífera no mundo, o que se explica pela elevada perda de carga causada pelo atrito entre o óleo e a parede da tubulação. Dessa forma, o presente trabalho apresenta um estudo numérico para o transporte de água e óleo pesado em dutos horizontais com um medidor por Bocal, empregando a técnica core anular flow utilizando o software comercial ANSYS CFX 15.0. O modelo matemático multifásico de mistura foi usado para o escoamento bifásico água-óleo, 3D, transiente, isotérmico, com o óleo escoando em regime laminar e água em regime turbulento, em que foi escolhido o modelo de turbulência k – e. Nesta perspectiva, a velocidade, a queda de pressão e a fração volumétrica para cada fase são analisados nos resultados. Foi observado a água envolvendo o núcleo de óleo que escoa na região central da tubulação, reproduzindo o escoamento core flow, o que acarretou uma redução na queda de pressão. Os resultados foram confrontados com dados experimentais disponíveis na literatura, e foi verificado uma boa concordância entre os mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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