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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12905
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Fernando Cesar de Abreu-
dc.date.accessioned2019-01-10T21:09:58Z-
dc.date.available2019-01-10-
dc.date.available2019-01-10T21:09:58Z-
dc.date.issued2017-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12905-
dc.description.abstractAir conditioning systems should provide thermal comfort and acceptable air quality within buildings with minimal energy consumption and with lower ambient impacts. The dynamic analysis of air conditioning systems is a complex and important problem for the knowledge and control of the technology used, guaranteeing speed and economy in its execution. In the present work, the analysis of the heat transfer and mass transfer processes in air conditioning systems of the type: purely desiccant, steam compression and hybrid (desiccant + steam compression) in hot and (slightly moist / Wet / very humid) was performed through the modeling and simulation of each component. Several computational programs were produced from mathematical models based on the physical principles of energy and mass conservation and solved numerically, the solution being able to predict the thermal and mass behavior of each component and then all the components were gathered in a single program to determine the performance of the complete system. The results showed that the pure desiccant system with two rotors does not guarantee thermal comfort in very humid conditions (20 g / kg). Similarly, the steam compression system also does not guarantee thermal comfort for hot and very humid weather (20 g / kg), or to achieve the comfort condition will require an oversizing with consequences of high electric consumption, high equipment cost, larger area for its installation and respiratory problems in occupants. Therefore, for a hot and very humid climate, the ideal will be the hybrid system which, after the simulations, presented a reduction of the electric consumption in relation to the steam compression system and better performance coefficients in relation to the purely desiccant system, guaranteeing the thermal comfort of the occupants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-10T21:09:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 10275853 bytes, checksum: 6c7a5693a9fa004db107bfc70b845083 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-10T21:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 10275853 bytes, checksum: 6c7a5693a9fa004db107bfc70b845083 (MD5) Previous issue date: 2017-10-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCondicionamento de arpt_BR
dc.subjectSistema híbridopt_BR
dc.subjectRotor dessecantept_BR
dc.subjectRegenerador rotativopt_BR
dc.subjectResfriamento evaporativopt_BR
dc.subjectLavador de arpt_BR
dc.subjectAir conditioningpt_BR
dc.subjectHybrid systempt_BR
dc.subjectDesiccant wheelpt_BR
dc.subjectRegeneratorpt_BR
dc.subjectEvaporative coolingpt_BR
dc.subjectAir washerspt_BR
dc.titleModelagem, simulação e análise de sistemas de condicionamento de ar puramente dessecante, por compressão de vapor e híbridopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Gurgel, José Mauricio Alves de Matos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8118978612486649pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049490640734558pt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de condicionamento de ar devem proporcionar o conforto térmico e a aceitável qualidade do ar dentro de edificações com o mínimo consumo de energia e com menores impactos ambientes. A análise dinâmica dos sistemas de condicionamento de ar é um problema complexo e importante para conhecimento e domínio da tecnologia utilizada, garantindo rapidez e economia na sua execução. No presente trabalho, a análise do processo de transferência de calor e de massa em sistemas de condicionamento de ar do tipo: puramente dessecante, por compressão de vapor e híbrido (dessecante com compressão de vapor) em condições de clima quente e (pouco úmido/úmido/muito úmido) foi realizada através da modelagem e simulação de cada componente do sistema. Vários programas computacionais foram produzidos a partir de modelos matemáticos baseados nos princípios físicos da conservação de energia e de massa e resolvidos numericamente, sendo a solução capaz de predizer os comportamentos térmico e mássico de cada componente e depois todos os componentes foram reunidos em um único programa computacional para determinar o desempenho do sistema completo. Os resultados obtidos mostraram que o sistema puramente dessecante com dois rotores não garante o conforto térmico em condições de clima muito úmido (20 gvapor/kgar seco). Da mesma forma que o sistema de compressão de vapor também não garante conforto térmico para clima quente e muito úmido (20 gvapor/kgar seco), ou ainda, para atender tal condição, será necessário um superdimensionamento do equipamento com consequências de alto consumo elétrico; custo elevado do equipamento; maior área para sua instalação e poderá haver, consequentemente, problemas respiratórios nos ocupantes. Portanto, para clima quente e muito úmido, o ideal será o sistema híbrido que após as simulações apresentou redução do consumo elétrico em relação ao sistema de compressão de vapor e melhores coeficientes de performance em relação ao sistema puramente dessecante, garantido o conforto térmico dos ocupantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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